Correio do Povo | Notícias | Cinco escolas abrem carnaval em Porto Alegre

Porto Alegre

32ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

  • 13/02/2015
  • 06:46
  • Atualização: 07:37

Cinco escolas abrem carnaval em Porto Alegre

Histórias de Belém do Pará e da Bahia serão contadas no Porto Seco

Cinco escolas abrem carnaval em Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

Cinco escolas abrem carnaval em Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

O clima e a beleza do Carnaval 2015 vão tomar conta de Porto Alegre a partir da noite desta sexta-feira, quando cinco das dez escolas do Grupo Especial vão cruzar a passarela do Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte. Nos enredos de hoje, as agremiações vão homenagear as cidades de Torres, no Litoral Norte, e Belém (PA) e a Bahia, além de cantar temas mais complexos, como os cinco sentidos e a juventude.

Ao abrir o Carnaval, a Estado Maior da Restinga, que ficou em 3º lugar em 2014, buscará a consagração no Carnaval ao contar a história e as belezas da praia de Torres, no litoral gaúcho. Em seguida, com o enredo “Eis que tudo Transformei”, entrará a Acadêmicos de Gravataí, que terminou em 4º lugar no ano passado. Para brigar pelo título, a escola abordará, de maneira abstrata, os cinco sentidos do homem (tato, audição, paladar, olfato e visão).

Após perder por apenas um décimo o título de Campeã em 2014, a União da Vila do IAPI será a terceira a desfilar e aposta na força da juventude para conquistar o público das arquibancada e os votos dos jurados. Com o samba “Revolução, Coragem e Liberdade! Um Mundo Preto e Branco, Ela Coloriu. A Vila Apresenta: A Juventude do Brasil”, a escola contará momentos em que os jovens foram decisivos, como os caras-pintadas. A Fundação Thiago Gonzaga, que faz projetos de prevenção de acidentes no trânsito, também marcará presença.

A Copacabana estreia no Grupo Especial após vencer o Grupo A em 2014, com o enredo “No Ritmo do Carimbó, Copacabana Apresenta: Santa Maria de Belém do Grão Pará”. E para fechar a primeira noite, a tradicional azul e branco Bambas da Orgia, que vem de um 5º lugar, trará para o solo gaúcho um pouco das tradições baianas. A escola aposta no enredo “Bahia: Terra de Bambas” para abordar a cultura, religião, gastronomia, turismo e também o fato de o Estado ser o berço do Brasil. Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, outras cinco escolas desfilam, fechando a disputa pelo Grupo Especial.

Ordem dos desfiles:

23h30min - Estado Maior da Restinga

  0h45min - Acadêmicos de Gravataí

             2h - Unidos da Vila do IAPI

  3h15min - Copacabana

  4h30min - Bambas da Orgia