Correio do Povo | Notícias | Prêmio Açorianos acontece hoje

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019

  • 14/12/2009
  • 07:14
  • Atualização: 07:16

Prêmio Açorianos acontece hoje

Na Noite do Livro, serão anunciados os vencedores nas dez categorias do concurso

Altair Martins concorre com

Altair Martins concorre com "Parede no Escuro" na categoria Narrativa Longa | Foto: CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

"Um país se faz com homens e livros", como diria Monteiro Lobato. Um estado e uma cidade também, emendariam os autores locais. Neste mundo de homens e livros, as premiações são instrumentos para reconhecer as obras publicadas em determinado período. Hoje, às 20h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo), a Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre entrega pelo 15º ano consecutivo o Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil.

Na Noite do Livro, serão anunciados os vencedores nas dez categorias do concurso: Conto, Crônica, Ensaios de Literatura e Humanidades, Especial, Infantil, Infanto-Juvenil, Narrativa Longa, Poesia, Capa e Projeto Gráfico; além de seis destaques: Editora e/ou Livraria; Projeto de Incentivo, Promoção e Divulgação da Literatura; Mídia Digital; Mídia Impressa, Rádio e TV.

A expectativa de autores e editoras será o anúncio do Livro do Ano, com prêmio em dinheiro de R$ 10 mil. Haverá também homenagem aos leitores das Maratonas Literárias e haverá distribuição de postais do Projeto Circular, do curso de Artes Visuais da Feevale, coordenado por Alexandra Eckert.

Na disputa de Narrativa Longa, Altair Martins com seu "Parede no Escuro" (Record), vencedor do Prêmio São Paulo Literatura 2009, concorre com duas obras de autores da Não Editora: "O Professor de Botânica", de Samir Machado de Machado; e "Uma Leve Simetria", de Rafael Bán Jacobsen. Em Poesia, os indicados são "In Verso" (RIE), de Tania Alegria; "Monolítico - Memória que não Morre", de Luiz Miranda; e "Prosa do Mar" (7 Letras), de Marlon de Almeida.

Em Ensaios, os concorrentes são "Fronteiras e Confrontos" (Movimento), de Donaldo Schüler; "Moinhos de Vento - Histórias de um Bairro de Porto Alegre (Editora da Cidade), de Carlos Augusto Bissón; e "Por Que Ler Dante" (Globo), de Eduardo Sterzi. A listagem completa dos indicados está no site www.portoalegre.rs.gov.br/smc.