Porto Alegre, segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

  • 17/03/2012
  • 19:37
  • Atualização: 20:13

"El Premio" é o melhor filme do Festival de Punta 2012

Brasil leva prêmios de Melhor Ator e Prêmio do Publico

A diretora Paula Markovitch teve seu filme como grande vencedor do Festival Internacional de Punta del Este 2012 | Foto: Ricardo Figueredo / Divulgaçao / CP

A diretora Paula Markovitch teve seu filme como grande vencedor do Festival Internacional de Punta del Este 2012 | Foto: Ricardo Figueredo / Divulgaçao / CP

  • Comentários
  • Por Marcos Santuario / Enviado Especial

A produção da diretora mexicana Paula Markovitch, "El Premio", levou o trofeu Maurício Litman de Melhor Filme na noite deste sábado, no Festival  Internacional de Cine de Punta del Este, Uruguai. Semi-autobiográfico, conta a história de Cecília (Paula Galinelli Hertzog), uma garotinha de 7 anos que se refugia com a mãe em uma praia do litoral argentino.

O filme sai do Festival de Punta também com prêmio de Melhor Atriz, concedido à menina Paula Hertzog. O Juri, formado, este ano, pelas cineastas Flávia Castro (Brasil),  Alejandra Galvis (Colômbia) e pelo diretor honorífico da cinemateca uruguaia e crítico de cinema Manuel Martínez Carril (Uruguai), concedeu, ainda, outros prêmios.

O de Melhor Diretor foi para a cineasta peruana Rosario Garcia, por seu filme "Las Malas Intenciones", visto também na edição 2011 do Festival de Cinema de Gramado. Entre os atores, o júri decidiu conceder aTsuyoshi Ihara, do brasileiro "Corações Sujos" o prêmio de Melhor Ator, por seu trabalho na produção dirigida por Vicente Amorim. O Brasil levou, tambem, o Prêmio do Pùblico, com a escolha do filme "Capitaes da Areia", de Cecilia Amado  e Guy Golçalves. A noite teve, ainda, homenagem especial a três atrizes presentes no evento: Francisca Gavilan ("Violeta se Fue a Los Cielos"); Pilar Lopes de Ayala ("Medianeras"); e Roxana Blanco ("El Sexo de Las Madres" e "La Demora") . Desde o ultimo sábado, o balneário uruguaio recebeu produções, atores, diretores e produtores de diferentes partes do mundo, e terminou na noite deste sábado com a exibição de La Demora", produção uruguaia, dirigida por Rodrigo Plá. Durante os oito dias do Festival, foram apresentadas produções de EUA, França, Japão, Espanha, México, Dinamarca, Alemanha e Coréia. 
 
Bookmark and Share


TAGS » Variedades, Cinema