Porto Alegre, quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

  • 09/04/2012
  • 09:03
  • Atualização: 09:09

Balé Nacional da Ucrânia começa turnê brasileira pelo Rio Grande do Sul

Virsky estreia hoje no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo

Virsky estreia hoje no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo | Foto: Midiorama / Divulgação / CP

Virsky estreia hoje no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo | Foto: Midiorama / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Depois de quase 30 anos, uma das mais tradicionais companhias de dança da Europa, o "Virsky - Balé Nacional da Ucrânia", retorna ao Brasil para nova turnê. As exibições no País começam pelo Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, o espetáculo estreia no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, às 21h. Na terça e na quarta, estará no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, também às 21h.

As cores brilhantes, as coreografias de tirar o fôlego, a riqueza e a originalidade de seus espetáculos representam o mundo do Balé Nacional da Ucrânia. Considerado um dos grupos de maior prestígio no mundo, reúne em suas apresentações mais de 50 bailarinos e uma orquestra ao vivo.

Seu principal objetivo é pesquisar, reunir e difundir as tradições e os costumes da cultura do povo ucraniano a partir do estilo de dança regional e de novas coreografias que captem o espírito do passado e do presente do país. Partindo deste princípio, seu fundador, Pavlo Virsky, criou composições coreográficas que serão apresentadas aqui, como "Ucrânia Minha Ucrânia", "Os Marinheiros" e a divertida dança "Kozaka Povzunets". Com músicas de Alexander Cheberko, as coreografias destacam virtuosismo, agilidade, beleza e humor do grupo.

Patinação no gelo


Outra atração é o Circo de Moscou no Gelo, que se apresenta em 28 e 29 de abril no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, e em Caxias do Sul, no dia 1º de maio no Ginásio Poliesportivo do Sesi. Criado em 1962 por Arnold Gregoryevich, está há 40 anos em cartaz, com números que mesclam patinação artística, balé clássico e universo circense. Dirigido por Natália Abramova, o grupo viaja pelo mundo com 30 bailarinos especializados em patinação.

Bookmark and Share