Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Junho de 2013


Porto Alegre
Agora
12ºC
Amanhã
12º 16º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

23/01/2013 15:59 - Atualizado em 23/01/2013 16:13

Condenados em Miami ladrões de um quadro desaparecido de Matisse

Agentes do FBI recuperaram a obra "Odalisque in Red Pants"

Autoridades venezuelanas perceberam em 2003 que pintura pendurada em museu de Caracas era falsa<br /><b>Crédito: </b> AFP
Autoridades venezuelanas perceberam em 2003 que pintura pendurada em museu de Caracas era falsa
Crédito: AFP
Autoridades venezuelanas perceberam em 2003 que pintura pendurada em museu de Caracas era falsa
Crédito: AFP

Um Tribunal Federal dos Estados Unidos condenou à prisão na terça-feira um americano e uma mulher mexicana acusados de tentar vender uma pintura de Henri Matisse por 3 milhões de dólares que havia sido roubada de um museu venezuelano. Pedro Antonio Marcuello Guzman, de 46 anos e residente em Miami, foi condenado a dois anos e 9 meses de prisão, enquanto Maria Martha Elisa Ornelas Lazo, de 50 anos e da Cidade do México, recebeu um ano e nove meses.

Guzman e Lazo negaram inicialmente no julgamento que tivesse conspirado para transportar e vender "Odalisque in Red Pants", mas modificaram sua versão dos fatos e se declararam culpados em outubro. As autoridades venezuelanas perceberam em 2003 que a pintura pendurada no Museu de Arte Contemporânea de Caracas era falsa. A data exata do roubo é desconhecida, embora tenha sido sugerido que o crime pode ter ocorrido por volta de dezembro de 2002.

A promotoria acusou Guzman de negociar a venda do Matisse por aproximadamente 740 mil dólares durante várias reuniões com agentes encobertos do FBI. A obra foi avaliada por especialistas em três milhões de dólares. Os agentes do FBI recuperaram o Matisse em agosto em Miami e prenderam os dois suspeitos.

Bookmark and Share

Fonte: AFP





» Tags:Variedades

O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.