Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
20ºC
Amanhã
16º 24º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Cultura

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/12/2013 23:39 - Atualizado em 02/12/2013 23:50

Pinacoteca Ruben Berta é reinaugurada em prédio restaurado de Porto Alegre

Banda Municipal abriu cerimônia antes de caminhada no Centro Histórico

Banda Municipal abriu cerimônia antes de caminhada no Centro Histórico<br /><b>Crédito: </b> Ivo Gonçalves/PMPA/Divulgação CP
Banda Municipal abriu cerimônia antes de caminhada no Centro Histórico
Crédito: Ivo Gonçalves/PMPA/Divulgação CP
Banda Municipal abriu cerimônia antes de caminhada no Centro Histórico
Crédito: Ivo Gonçalves/PMPA/Divulgação CP

O prédio 973 da rua Duque de Caxias, no Centro Histórico de Porto Alegre, tombado e restaurado, agora abriga 125 obras da Pinacoteca Ruben Berta. A inauguração aconteceu nesta segunda-feira e reuniu autoridades, artistas plásticos, produtores culturais e apreciadores das artes. A programação começou com uma apresentação da Banda Municipal na Praça Montevideo e performances dos grupos que participam das oficinas do projeto de descentralização da cultura. Em seguida, todos seguiram na chamada “Procissão dos 25”, uma caminhada do Paço dos Açorianos, onde o acervo estava guardado, até o casarão da Duque, simbolizando a transferência da coleção de um local a outro.

Na Pinacoteca, a cerimônia de inauguração contou com a presença das netas de Ruben Berta, Suzana Záchia e Elizabeth Santanna. Depois do descerramento da placa inaugural e do corte da fita, os convidados puderam conhecer as instalações e conferir as obras. O secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby, destacou que o local também deve receber outras atrações. “Além de termos um espaço multiuso cultural, pois receberemos aqui exposições, palestras, oficinas, eventos culturais como saraus, a pinacoteca servirá como uma referência para moradores e turistas”, afirmou o secretário.

Antes mantida no Paço dos Açorianos, a Pinacoteca Ruben Berta dividia espaço com a Pinacoteca Aldo Locatelli. Esta última registra a produção artística no Rio Grande do Sul, enquanto a coleção concebida por Assis Chateaubriand é composta por significativas obras nacionais. Títulos de ilustres brasileiros, como Di Cavalcanti, compõem um mosaico cultural valiosíssimo, e algumas obras internacionais também se fazem presentes.

O prédio

Seis anos de reformas foram necessários para restaurar o antigo prédio de estilo eclético. As obras foram viabilizadas através do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, e da Prefeitura de Porto Alegre. O novo espaço cultural dos porto-alegrenses contribui para a preservação de um importante patrimônio arquitetônico.

O prédio, situado em frente ao Solar dos Câmara, é tombado pelo poder público municipal desde 2012, e é considerado um exemplar expressivo do estilo eclético em Porto Alegre. Esse gênero arquitetônico pode ser visto em várias edificações remanescentes das primeiras décadas do século 20 na cidade, e propõe uma releitura de diversas influências e estilos anteriores. Foi construído em 1893 e modificado em 1916, quando assumiu sua forma atual.


Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.