Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
13º 22º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Cinema

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

04/12/2013 10:42 - Atualizado em 04/12/2013 11:02

Documentário sobre Pussy Riot está entre pré-selecionados para Oscar

Quinze produções disputarão indicações ao melhor filme do gênero

Lista dos cinco finalistas sai em janeiro<br /><b>Crédito: </b> Facebook / Divulgação / CP
Lista dos cinco finalistas sai em janeiro
Crédito: Facebook / Divulgação / CP
Lista dos cinco finalistas sai em janeiro
Crédito: Facebook / Divulgação / CP

Quinze documentários, entre eles um que conta a história da banda de punk russa Pussy Riot, disputarão um lugar na lista dos cinco indicados a melhor filme do gênero na 86ª edição do Oscar, informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nessa terça-feira.

A pré-seleção dos 15 filmes que competirão por uma indicação inclui o documentário "Pussy Riot: A Punk Prayer", de Mike Lerner, que narra a história da banda que tem forte cunho contestador, cujas integrantes foram presas por protestarem, no ano passado, contra o presidente Vladimir Putin. "O problema não é Putin por si só. O presidente russo simboliza, para elas, um sistema de governo ultrapassado e populista. O objetivo do grupo é maior, elas querem uma revolução feminista", disse o co-diretor Maxim Pozdorovkin, durante o festival de Sundance, em janeiro.

Outro destaque é "Twenty Feet From Stardom", um retrato das cantoras que faziam backing vocal de nomes importantes da música, como os Rolling Stones, Elvis Presley, Frank Sinata, U2, Sting e Michael Jackson. Dirigido pelo norte-americano Morgan Neville, venceu o Grande Prêmio do Júri do festival de Sundance.

Favorita também é a cinebiografia "Which way is the front line from here?", realizada por Sebastian Junger. O filme visita 10 anos da carreira do fotógrafo britânico Tim Hetherington, morto em 2011 quando fazia a cobertura de uma rebelião em Misrata, na Líbia.

A lista completa de semifinalistas traz os documentários "The Act of Killing", "The Armstrong Lie", "Blackfish", "The Crash Reel", "Cutie and the Boxer", "Dirty Wars", "First Cousin Once Removed", "God Loves Uganda", "Life According to Sam", "The Square", "Stories We Tell" e "Tim's Vermeer".

A Academia Americana de Cinema anunciará no dia 16 de janeiro os filmes indicados ao 86º Oscar, que acontece em 2 de março de 2014, em Los Angeles, no teatro Dolby.

Assista ao trailer: 




Bookmark and Share



Fonte: AFP







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.