Correio do Povo

Porto Alegre, 16 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
28ºC
Amanhã
19º 29º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Literatura

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

05/12/2013 19:22

Geraldo Holanda Cavalcanti é o novo presidente da ABL

Escritor pernambucano será empossado na academia em 19 de dezembro

O escritor pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti será o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) durante o ano de 2014, substituindo a escritora Ana Maria Machado, que dirigiu a instituição nas duas últimas gestões. A eleição da nova diretoria ocorreu na tarde desta quinta-feira, em sessão ordinária, no Petit Trianon, sede da ABL, no centro do Rio. A posse será no próximo dia 19, às 17h.

Ocupante da Cadeira 29, para a qual foi eleito em 2010, na sucessão do bibliófilo José Mindlin, Geraldo Holanda Cavalcanti, de 84 anos, é diplomata de carreira, tendo sido embaixador do Brasil na Unesco, no México e na União Europeia.

Poeta, ensaísta, memorialista, tradutor e crítico literário, o escritor recebeu prêmios no Brasil e no exterior por sua obra, entre eles o Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores (UBC) e o Internazionale Eugenio Montale, da Itália.

Os demais eleitos para a diretoria da ABL foram os acadêmicos Domício Proença Filho, secretário-geral; Antônio Carlos Secchin, primeiro-secretário; Merval Pereira, segundo-secretário e Rosiska Darcy de Oliveira, tesoureira.

Ao fim da sessão, a presidente Ana Maria Machado anunciou os nomes dos diretores eleitos e, cumprindo uma tradição da academia, fundada em 1897 por Machado de Assis, conduziu a cerimônia de incineração das cédulas.

Bookmark and Share

Fonte: Agência Brasil





» Tags:Literatura


O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.