Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
16º 22º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Música

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

08/12/2013 09:46 - Atualizado em 08/12/2013 09:48

Guitarra de Bob Dylan leiloada por quase 1 milhão de dólares

Instrumento foi utilizado no festival de Newport, quando músico foi acusado de "trair" o folk

Guitarra de Bob Dylan leiloada por quase 1 milhão de dólares<br /><b>Crédito: </b> Andrew Burton / AFP / CP
Guitarra de Bob Dylan leiloada por quase 1 milhão de dólares
Crédito: Andrew Burton / AFP / CP
Guitarra de Bob Dylan leiloada por quase 1 milhão de dólares
Crédito: Andrew Burton / AFP / CP

A guitarra utilizada por Bob Dylan no polêmico festival de Newport, em 1965, quando foi acusado de "trair" o folk, obteve 965 mil dólares em um leilão da Casa Christie's de Nova York. A Fender Stratocaster 1964 de Dylan foi arrematada por um valor quase duas vezes superior à estimativa da Christie's, assinalou a própria casa de leilões.

O leilão da última quinta "gerou um tremendo interesse internacional", afirmou o especialista Tom Lecky. "O resultado  justifica o status mítico desta guitarra na história da música", destacou.

Dylan utilizou a guitarra no festival de folk de Newport, em 25 de julho de 1965, no qual abandonou o som acústico, provocando críticas de seus seguidores, que consideraram o som elétrico uma espécie de traição do poeta. O leilão envolveu seis lotes de objetos de Dylan, entre eles letras de canções recentemente descobertas e compostas em 1965 e 1966.

Bob Dylan, 72 anos, é uma lenda viva da música popular americana, um dos pioneiros da canção de protesto e uma grande influência para várias gerações de artistas. No ano passado Dylan lançou "Tempest", para marcar seus 50 anos de carreira.


Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.