Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Música

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

12/12/2013 10:01 - Atualizado em 12/12/2013 10:05

Regente Wagner Tiso se apresenta em Porto Alegre

Pianista e compositor mineiro tocará obras dos 50 anos de carreira

Regente Wagner Tiso se apresenta em Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> Eduardo Enomoto / Divulgação / CP
Regente Wagner Tiso se apresenta em Porto Alegre
Crédito: Eduardo Enomoto / Divulgação / CP
Regente Wagner Tiso se apresenta em Porto Alegre
Crédito: Eduardo Enomoto / Divulgação / CP

O regente, pianista, compositor e arranjador Wagner Tiso se apresenta nesta quinta-feira, às 21h, no Teatro do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80). Acompanhado do violoncelista Márcio Malard, o artista mineiro apresentará obras de seus mais de 50 anos de carreira.

O mineiro Wagner Tiso é um artista multitalentoso que se destacou, principalmente, na posição de arranjador, trabalhando com artistas como Gonzaguinha, Paulo Moura, Johnny Alf, Dominguinhos e Milton Nascimento, seu companheiro de diversas bandas e parceiro até hoje. Tiso iniciou sua carreira em 1958, no grupo W's Boys com Waltinho, Wilson, Wanderley e Milton Nascimento (que se apresentava como Wilton). Na década de 60, participou dos grupos Berimbau Trio, Sambacana e Clube da Esquina, e os conjuntos de Edison Machado e Paulo Moura. Em 1969, compôs a trilha sonora de 'Os Deuses e os Mortos', filme de Ruy Guerra que representou o Brasil no Festival Internacional de Berlim. Este foi o primeiro de mais de uma dezena de filmes que receberam suas trilhas, como 'Chico Rei' (1984), de Valter Lima Júnior, e 'O Guarani' (1995 ), de Norma Bengell.

Na década de 70, juntamente com Robertinho Silva, Tavito, Luis Alves, Laudir de Oliveira e Zé Rodrix, o conjunto Som Imaginário, com o qual atuou em shows e gravações ao lado de Milton Nascimento. Em 1974, participou da gravação dos LPs 'Flora Purim', em Montreux, na Suíça, e 'Native Dancer', de Wayne Shorter, em Los Angeles. Foi eleito, pela crítica especializada, o Melhor Arranjador de 1974 e de 1975.

Entre os mais recentes discos lançados estão o CD e DVD 'Um Som Imaginário', de 2006, registro ao vivo do espetáculo realizado no ano anterior. Já em 2007 foi a vez da coleção de quatro CDs intitulada 'Da Sanfona à Sinfônica - Wagner Tiso 40 anos de Arranjos', traçando um panorama da música brasileira a partir da remasterização de gravações originais de suas orquestrações realizadas em 40 anos de trajetória. Em 2009 veio o CD 'Samba e Jazz - Um Século de Música'. O disco contou com a participação de Nicolas Krassik (violino), Hermeto Pascoal (flauta), Nivaldo Ornelas (sax), Hamilton de Holanda (bandolim), Paulo Moura (clarinete) e Victor Biglione (guitarra), entre outros. E em 2011 lançou o CD 'Outras Canções de Cinema', com composições de sua autoria.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.