Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
22ºC
Amanhã
17º 27º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Música

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

29/12/2013 15:11

Morre Wojciech Kilar, compositor de trilhas sonoras de "O Pianista" e "Drácula"

Polonês de 81 anos é reconhecido por suas músicas sinfônica e de câmara

O compositor polonês Wojciech Kilar, autor de trilhas sonoras de filmes como "O Pianista", de Roman Polanski, ou "Drácula", de Francis Ford Coppola, morreu neste domingo aos 81 anos. "Um homem excepcional nos abandonou. Ele foi uma das figuras mais importantes da cultura polonesa", declarou o diretor da Ópera de Varsóvia, Waldemar Dabrowski.

Kilar, que também trabalhou para o diretor Andrzej Wajda, recebeu reconhecimentos internacionais por suas composições para filmes, como o prêmio da Sociedade Americana de Compositores por trilha sonora original de "Drácula" em 1992.

O compositor também é reconhecido por sua música sinfônica, música de câmara e por suas obras para instrumentos solo. Nascido em 1932 em Lviv, cidade polonesa antes da Segunda Guerra Mundial (atualmente localizada na Ucrânia), Wojciech Lilar viveu em Katowice e em Paris, onde realizou seus estudos de música com a pianista francesa Nadia Boulanger.

Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.