Correio do Povo

Porto Alegre, 18 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
22ºC
Amanhã
19º 26º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Cinema

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/01/2014 09:05 - Atualizado em 02/01/2014 09:31

Revistas elegem melhores e piores filmes antes do Oscar

Com Sandra Bullock e George Clooney, "Gravidade" aparece em ambas listas

Com Sandra Bullock e George Clooney, Gravidade aparece em ambas listas<br /><b>Crédito: </b> Warner Bross / Divulgação / CP
Com Sandra Bullock e George Clooney, Gravidade aparece em ambas listas
Crédito: Warner Bross / Divulgação / CP
Com Sandra Bullock e George Clooney, Gravidade aparece em ambas listas
Crédito: Warner Bross / Divulgação / CP

Dois meses faltam para a cerimônia do Oscar 2014, cuja apresentadora será Ellen DeGeneres, e começam a ser divulgadas as listas dos melhores e piores do cinema no ano que acabou de passar.

Segundo a revista Time, “Gravidade”, de Alfonso Cuarón, é o melhor longa; e a comédia “Gente Grande 2”, com Adam Sandler, encabeça a lista dos piores. Mesmo contendo alguns títulos elogiados, como o drama “Ela”, de Spike Jonze (inédito no Brasil), e o documentário “O Ato de Matar”, de Joshua Oppenheimer, a lista dos melhores, feita pelo crítico Richard Corliss, contém algumas escolhas curiosas.

O 6º lugar para “Velozes & Furiosos 6” é um exemplo que, na sua concepção, figura na lista pela abordagem poética da camaradagem entre o homem e seu carro. O drama “Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum”, dos irmãos Coen, presente em praticamente todas as listas divulgadas até então, não apareceu na publicação, enquanto o inédito “O Hobbit: a Desolação de Smaug”, sim.

A Associação dos Críticos de Los Angeles escolheu “Gravidade” como o melhor filme; e “Azul É a Cor Mais Quente”, o melhor em língua estrangeira. Cate Blanchett e Adele Exarchopoulos dividiram o prêmio de Melhor Atriz; e James Franco e Jared Lato, o de Ator Coadjuvante. “Gravidade” garantiu a Alfonso Cuarón o status de melhor Diretor, ganhando também Fotografia e Edição. “Nebraska” conferiu a Bruce Dem o prêmio de Ator; e “12 Years a Slave”, a Lupita Nyong, o de Atriz. O de roteiro foi para Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie Delpy em “Depois da Meia-Noite”.

Para a surpresa de muitos, a revista New Yorker apontou “Gravidade” como o pior filme do ano, ao lado de “Antes da Meia-Noite”, “A Grande Beleza” e “All Is Lost”. O critério dos piores, para o crítico Richard Brody, se norteou por aqueles “com a maior desproporção entre a ambição estampada e a mediocridade do resultado”. Entre os melhores estiveram “O Lobo de Wall Street”, de Martin Scorcese, que empatou com o romance “Amor Pleno”, de Terrence Malick.

Já a Variety informou seus eleitos em Efeitos Visuais, cujos finalistas serão revelados dia 16 de janeiro. Longas como “Homem de Aço” e “Rush - No Limite da Emoção” ficaram de fora, mas “Elysium” e “Gravidade” se destacam, seguidos de “O Hobbit” e “Homem de Ferro 3”.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo





» Tags:Cinema Variedades


O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.