Correio do Povo

Porto Alegre, 18 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
22ºC
Amanhã
16º 23º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Literatura

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/01/2014 17:43 - Atualizado em 02/01/2014 17:58

Advogado que revelou pseudônimo de JK Rowling pagará multa

Autora de Harry Potter havia escrito romance com nome de Robert Galbraith

Advogado que revelou pseudônimo de JK Rowling pagará multa<br /><b>Crédito: </b> AFP / CP
Advogado que revelou pseudônimo de JK Rowling pagará multa
Crédito: AFP / CP
Advogado que revelou pseudônimo de JK Rowling pagará multa
Crédito: AFP / CP

O advogado Chris Gossage, que revelou a uma amiga que a autora da saga de Harry Potter, JK Rowling, acabara de publicar um livro policial com um pseudônimo, terá que pagar multa de 1 mil libras – o equivalente a cerca de R$ 3,9 mil.

“Com a revelação de informações confidenciais sobre um cliente a uma terceira pessoa, o sr. Gossage violou os princípios 4 e 6 da carta da SRA”, a ordem que regulamenta a atividade dos advogados, afirma a decisão de 26 de novembro e divulgada apenas nesta semana.

A escritora britânica denunciou o escritório de advogados Russells depois da publicação em julho de uma reportagem no jornal britânico Sunday Times que revelou que ela havia publicado o livro “O Chamado do Cuco”.

Rowling escreveu o policial com o pseudônimo Robert Galbraith, que foi apresentado como um antigo membro das Forças Armadas que também trabalhou no setor de segurança. Russells admitiu que um de seus associados, Chris Gossage, revelou o segredo a uma amiga, Judith Callegari, que contou ao Sunday Times.

No fim de julho, o escritório anunciou que a escritora aceitou uma quantia “substancial” a título de danos pela indiscrição. Rowling anunciou que doaria o dinheiro para a organização Soldiers's Charity, que ajuda os militares e suas famílias.

Antes da revelação do verdadeiro autor de “O Chamado do Cuco”, apenas 1,5 mil exemplares do livro haviam sido comercializados, mas com a informação sobre JK Rowling as vendas dispararam.

“Foi maravilhoso publicar um livro sem toda a expectativa e alvoroço ao redor e um autêntico prazer ver como era recebido com outro nome”, declarou JK Rowling, que vendeu mais de 450 milhões de exemplares da série Harry Potter.

Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.