Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 03/01/2014
  • 18:28
  • Atualização: 18:31

Morre Lúcia Rocha, mãe do cineasta Glauber Rocha

Mulher de 94 anos teve uma parada cardíaca depois de sair do banho

  • Comentários
  • AE

Morreu nesta sexta, no Rio, dona Lúcia Rocha, mãe do cineasta Glauber Rocha e considerada também "mãe do Cinema Novo". Tão obstinada quanto serena, ela tinha 94 anos e era muito querida no meio cinematográfico, por ter lutado pela preservação dos filmes e do acervo documental do filho desde sua morte, em 1981. Nunca hesitou em buscar patrocínios que viabilizassem seu trabalho, missão adotada para toda a vida.

O enterro será neste sábado, o cemitério São João Batista, onde também foi sepultado Glauber. Dona Lúcia estava em casa e teve uma parada cardíaca depois de sair do banho. "Estava muito bem de saúde, curtiu a tataraneta, minha filha, no Natal. Fez um poema para ela. Tinha uma memória perigosa! Mas vinha reclamando muito do calor que está fazendo no Rio. Completaria 95 anos no dia 16. Foi uma passagem suave. Foi melhor assim, pois ela sempre dizia que queria morrer dormindo, sem sofrer", disse Sara Rocha, sua bisneta.

Lúcia Mendes de Andrade Rocha nasceu em Vitória da Conquista em 1919. Teve Glauber em 1939 e foi responsável por sua alfabetização. Quando o filho ainda era pequeno, a família mudou-se para Salvador, cidade em que ele desenvolveria seu pendor artístico.



Bookmark and Share


TAGS » Variedades