Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
14º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Cinema

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

12/01/2014 19:36 - Atualizado em 12/01/2014 19:54

Shia LaBeouf diz que vai abandonar vida pública após ser acusado de plágio

Ator e cinesta pediu desculpas públicas por utilizar material original do escritor Daniel Clowes

Shia LaBeouf diz que vai abandonar vida pública após ser acusado de plágio<br /><b>Crédito: </b> Paramount/Divulgação CP
Shia LaBeouf diz que vai abandonar vida pública após ser acusado de plágio
Crédito: Paramount/Divulgação CP
Shia LaBeouf diz que vai abandonar vida pública após ser acusado de plágio
Crédito: Paramount/Divulgação CP

O ator Shia LaBeouf afirmou neste fim de semana que vai se retirar da vida pública. Em mensagens postadas em sua conta no Twitter, o ator, que faz parte do elenco do filme "Ninfomaníaca", do cineasta Lars Von Trier, disse que "em luz dos recentes ataques” contra sua integridade artística está se aposentando. "Meu amor vai para as pessoas que me apoiaram", escreveu.

LaBeouf envolveu-se em polêmica nas últimas duas semanas por conta de acusações de plágio - ele utilizou material original do escritor e cartunista Daniel Clowes ao preparar seu curta "HowardCantour.com". O plágio foi descoberto e alardeado na rede por várias pessoas, entre elas a atriz Lena Dunham e o comediante Patton Oswalt, que iniciaram uma campanha virtual contra LaBeouf .

A princípio, LaBeouf afirmou que não via nada de errado em se inspirar no trabalho de outros artistas para criar uma obra original. Ele disse ainda que, em sua "ingenuidade e empolgação de cineasta amador", se perdeu no processo criativo. Logo depois, no entanto, pediu desculpas a Clowes em uma série de comentários no Twitter. E admitiu que, ainda que existam diferenças no texto do filme, há de fato situações similares às criadas por Clowes em seus trabalhos.

"Não há desculpas suficientes. Sempre me arrependerei por conta disso. Confiança é algo que se conquista e eu pisei na bola", escreveu. "Mr. Clowes, peço apenas que você aceite minhas desculpas como o início de uma tentativa de reparar este desentendimento entre nós. Eu sinto muito."

LaBeouf também contratou um avião, que fez um voo carregando a faixa com os dizeres "Eu sinto muito, Daniel Clowes". Em resposta, Dunham escreveu "eu sempre soube que apenas sociopatas são capazes de contratar aviões para mandar mensagens". Oswald, por sua vez, escreveu que "se for para ser chato, alucinado e tonto desta forma quando for se pronunciar, então por favor continue a plagiar os outros.”

Bookmark and Share


Fonte: AE





» Tags:Cinema Variedades

O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.