Porto Alegre, sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

  • 23/01/2014
  • 08:08
  • Atualização: 08:27

Exercício da medicina no RS é tema de livro

“Construção do Campo Médico” tem lançamento hoje na livraria Cultura do Bourbon Shopping

  • Comentários
  • Correio do Povo

O exercício da medicina no Rio Grande do Sul é tema do livro “Construção do Campo Médico (1891 - 1932)”, de Elizabeth Rochadel Torresini, pela editora Medianiz, com lançamento hoje, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping (Túlio de Rose, 80).

A obra destaca-se por seu uma pesquisa histórica inédita, que reconstitui o cenário do livre exercício profissional no Estado, para todas as áreas, especialmente para a medicina, a partir da Constituição de 1891. Abordando a evolução da medicina no mundo ocidental até o século XX, a autora detém-se no Brasil, com a intenção de situar os primeiros cursos de medicina (Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre) e a legislação produzida desde o século XIX.

O foco da publicação é a atuação do médico diplomado no contexto do desenvolvimento das práticas dos licenciados, diplomados no exterior, práticos e charlatões. O livro documenta a ampliação dos casos de charlatanismo nas primeira décadas do século XX e a luta dos médicos para estabelecer a regulamentação do exercício profissional no Estado, com apoio da imprensa, dos sindicatos e associações e da população. Como resultado, foi criado um decreto em janeiro de 1932, que regula e fiscaliza o exercício da medicina.

Bookmark and Share