Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 24/01/2014
  • 15:56
  • Atualização: 18:23

Livro que resgata história brasileira desde o golpe de 64 é lançado no FST

"Alma e Fogo", do escritor Aldo Arantes, procura situar momentos importantes da história política do País

´Alma e Fogo´ foi lançado, nesta sexta-feira, dentro da programação do Fórum Mundial de Educação | Foto: Samuel Maciel

´Alma e Fogo´ foi lançado, nesta sexta-feira, dentro da programação do Fórum Mundial de Educação | Foto: Samuel Maciel

  • Comentários
  • Stephany Sander/Rádio Guaíba

Dentro da programação do Fórum Social Temático, o ex-deputado federal Aldo Arantes lançou, no final da manhã desta sexta-feira, seu livro "Alma e Fogo". A obra, segundo o autor, aborda segmentos sociais que compuseram sua história, resgata importantes momentos vividos pelos brasileiros e, ainda, debate temas da atualidade que hoje, mobilizam a nação por maiores e mais profundas reformas. "Eu procuro situar momentos importantes da história política do País, na quais estive presente. Uma destas datas foi quando eu era presidente da Une e discutia junto com o governador Leonel Brizola a rede da legalidade. Ele falava aos brasileiros e eu aos estudantes. A Rádio Guaíba foi uma ferramenta importantíssima neste contexto, foi a rádio da legalidade", afirma.

Aldo acredita que seu livro pode servir como pesquisa para os jovens de hoje que estão iniciando uma nova era no que diz respeito a mobilização social e buscam melhorias no transporte coletivo, na saúde e na segurança pública. "Este ano temos a comemoração dos 50 anos do golpe militar, da ação popular, e vivemos um momento de retomada da sociedade. Espero contruibuir neste sentido para a juventude", afirmou.

Para explicar a escolha do título do livro, Aldo Arantes conta que nas leituras da prisão, o livro que mais o impressionou foi Fausto, de Goethe. Entre as passagens do livro, ele aponta a que mais gostou: “Aquilo que não sentes, não deves pleitear. É preciso que o queiras tendo a alma em fogo; com inspiração sincera e peito a te inflamar, os corações dominas da assistência logo”. Segundo ele, a fala do personagem de Goethe leva a uma importante reflexão: “Para convencer a ‘assistência’ é necessário estar não somente convencido, mas com a ‘alma em fogo’. Sempre procurei fazer as coisas em que acreditava, com a ‘Alma em Fogo’”, disse o autor.

O ex-governador Olívio Dutra participou da mesa de lançamento, assim como os vereadores de Porto Alegre Jussara Cony, Pedro Ruas e Christofer Goulart.

Neste sábado, Aldo Arantes, que também é secretário Nacional do Meio Ambiente do PCdoB, participará de debate sobre o tema: Justiça Social e Ambiental, ainda sem local definido. O evento compõe a programação do Fórum Social Temático 2014. Ele acrescenta que outro assunto que será debatido é a luta pela reforma política. "Sem dúvida nenhuma a reforma política será uma grande pauta em 2014. Não só pela defesa dos movimentos sociais que tomaram as ruas em 2013, mas também porque é preciso definir que tipo de mudança atende aos interesses do povo brasileiro. A nossa defesa e por uma reforma política democrática", lembrou Arantes.

Bookmark and Share