Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
13º 22º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

28/01/2014 07:18 - Atualizado em 28/01/2014 07:20

Morre o cantor e compositor folk americano Pete Seeger

Músico ficou famoso por ter popularizado o hino do movimento de defesa dos direitos civis, "We Shall Overcome"

Pete Seeger mentor de vários cantores nos anos 50 e 60, incluindo Bob Dylan e Don McLean<br /><b>Crédito: </b> Timothy A. Clary
Pete Seeger mentor de vários cantores nos anos 50 e 60, incluindo Bob Dylan e Don McLean
Crédito: Timothy A. Clary
Pete Seeger mentor de vários cantores nos anos 50 e 60, incluindo Bob Dylan e Don McLean
Crédito: Timothy A. Clary

O cantor americano Pete Seeger, astro da música folk e conhecido por canções como "If I had a Hammer" ("Se eu tivesse um martelo"), morreu aos 94 anos, nessa segunda-feira, em Nova York, após uma hospitalização de uma semana. Ele ganhou fama por ter popularizado o hino do movimento de defesa dos direitos civis, "We Shall Overcome" ("Venceremos"). A morte foi confirmada por seu neto, Kitama Cahill Jackson.

Seeger faleceu de causas naturais no Hospital Presbiteriano de Nova York, segundo o jornal New York Times. O periódico destaca que a agenda do cantor mostrava as preocupações da esquerda americana. Seeger cantou para o movimento sindicalista nos anos 40 e 50, para as marchas do movimento de defesa dos direitos civis e nos comícios contra a Guerra do Vietnã nos anos 60.  Foi o mentor de vários cantores nos anos 50 e 60, incluindo Bob Dylan e Don McLean.

Em um show para celebrar o o aniversário de 90 anos de Seeger no Madison Square Garden, Bruce Springsteen o apresentou como "o arquivo vivo da música e da consciência dos Estados Unidos, um testamento do poder da música e da cultura para estimular a história", recorda o New York Times.

Bookmark and Share

Fonte: AFP







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.