Correio do Povo

Porto Alegre, 28 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
8ºC
Amanhã
23º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

08/02/2014 21:22 - Atualizado em 08/02/2014 21:36

Clássico de horror inspira apresentação de balé

Espetáculo "Drácula" será uma das grandes atrações da agenda de Porto Alegre em março

Clássico de horror inspira apresentação de balé<br /><b>Crédito: </b> Sérgio Claro / Divulgação / CP
Clássico de horror inspira apresentação de balé
Crédito: Sérgio Claro / Divulgação / CP
Clássico de horror inspira apresentação de balé
Crédito: Sérgio Claro / Divulgação / CP

Músicas de Lou Reed, Rachmaninoff, do polonês Wojciech Kilar e do renomado Philip Glass vão embalar o mais recente projeto do premiado grupo lusitano Vortice Dance Company. O balé “Drácula” será uma das grandes atrações da agenda cultural de Porto Alegre em março, mais precisamente nos dias 22 e 23, no Teatro do Bourbon Country. Também estão marcadas exibições nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Natal. Os ingressos já estão à venda.

Embora seja o célebre personagem gótico do escritor Bram Stoker quem dá o título ao espetáculo, os diretores, coreógrafos e bailarinos da Vortice, Cláudia Martins e Rafael Carriço também levaram em conta outras opções do sempre enigmático e fascinante universo do horror; assim, mitos, medos e personagens (como o da Baronesa Bathory, inspiração da fita de Roger Vadim, “Rosas de Sangue”) estranhos também foram incorporados à cena.

Bram Stoker escreveu seu clássico de terror numa virada do século que marcava também o final da época vitoriana. Ele imortalizaria a figura lendária de Vlad Tepes III, o Empalador, transformando-o num personagem com poderes ancestrais. No palco, por entre o brilho forte do vermelho que simboliza o eterno potencial do sangue, circularão seres voláteis, de trato fácil, mas de difícil compreensão. O Conde Drácula vai “desmultiplicar” em cena, assumindo diferentes formas e caras, animais ou corpos humanos.

Com base neste mesmo clássico, o canal de TV paga Universal passa a exibir em breve o seriado “Drácula”, estrelado pelo ator John Rhys Meyers e com produção de Tony Krantz. Sob a identidade falsa de Alexander Grayson, um inventor de renome internacional, nosso velho e conhecido Conde se muda para a América, envolvido, também, numa série de intrigas em torno da posse das terras da família de Vlad Tepes III, onde foram descobertos poços de petróleo. Segundo Krantz, Rhys Meyers, sem o menor problema, se divide entre três pessoas diferentes no seriado: Drácula, Vlad Tepes II e Alexander Grayson.

O elenco da série traz ainda as participações de Nonso Anozie, Oliver Jackson-Cohen, Jessica De Gouw, Thomas Ketshmann, Katie McGrath, Victoria Smurfit, Ben Miles e Robert Bathurst. A crítica não gostou desta nova interpretação do famoso personagem. As tramas paralelas, segundo a maioria, só servem para esvaziar mais e mais o potencial tradicional do tema. E a produção, apesar do entusiasmo inicial de dom Rhys Meyers, bloqueou seu salário até a gravação de todos os episódios da temporada. Tudo para evitar os problemas que o ator causou quando estrelava “The Tudors”.


Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.