Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 22/02/2014
  • 09:28
  • Atualização: 09:36

Títulos de Jean Rouch ganham DVD

Instituto Moreira Salles realiza mostra com as produções do cineasta parisiense até o dia 27 de março

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo, lança neste sábado, em DVD, os filmes "A Pirâmide Humana" (1960) e "Cocorico! Monsier Poulet" (1975), do diretor francês Jean Rouch. A instituição realiza uma mostra com as produções do cineasta parisiense até o dia 27 deste mês.

"A Pirâmide Humana" tem como ponto de partidaa chegada de uma jovem estudante francesa à cidade de Abidjan, na Costa do Marfim. Rouch propõe uma experiência provocativa ao reunir dois grupos de alunos de uma mesma escola, europeus e africanos, propondo um longa-metragem sem qualquer roteiro, totalmente improvisado. Já 'Cocorico!...' foi inicialmente pensado como um documentário sobre o comércio de galinhas no Niger, transformando-se em ficção.

Jean Rouch (1917-2004) teve como objeto de seu trabalho cinematográfico e antropológico alguns países da África, dos quais deixou um grande acervo de imagens e sons. Também filmou muito na França e em outros países da Europa, revelando seu interesse por outras culturas. No Brasil, ele estabeleceu relação desde os anos 1960, quando visitou o país pela primeira vez, estabelecendo contato com alguns expoentes do Cinema Novo. Rouch possui mais de 70 títulos.

Bookmark and Share


TAGS » Cinema, Variedades