Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 27/02/2014
  • 13:17
  • Atualização: 13:55

Comitiva da Serra irá desfilar pela Embaixadores do Ritmo

Grupos folclóricos, coros, colonos estarão no domingo no Porto Seco

  • Comentários
  • Letícia Prauchner / Correio do Povo

Uma comitiva de 350 pessoas, entre grupos folclóricos, coros, colonos dos distrito de Bento Gonçalves e moradores do município, de Garibaldi e de Carlos Barbosa, virá à Capital para desfilar pela escola Embaixadores do Ritmo, às 0h30min de domingo, no Porto Seco. Um dos principais atrativos turísticos da Serra gaúcha, a Maria Fumaça, será homenageado pela escola. O desfile refaz toda a trajetória do trem, que parte da estação férrea de Carlos Barbosa e, a partir dela, mostra as paisagens, culturas e histórias dos municípios que integram o roteiro.

Recria a epopeia dos imigrantes que saíram da Itália no século XIX e cruzaram o Oceano Atlântico para chegar ao Estado, e passa pela Fenachamp, em Garibaldi, encerrando com a Capital Brasileira do Vinho, Bento Gonçalves. Serão quatro carros alegóricos repletos de referências à cultura da Serra gaúcha e seus principais atrativos. Garrafas, mobiliário e utensílios empregados em adegas e vinícolas foram cedidos pelas prefeituras das cidades para a decoração dos carros, e a Maria Fumaça também entrará no sambódromo, acompanhada pelos funcionários que trabalham como maquinistas, foguistas, mecânicos e equipes de manutenção da locomotiva.

Mais de 1,3 mil pessoas irão extravasar ao som do samba enredo “O passeio da Maria Fumaça na Serra Gaúcha - No apito da Maria e no cheiro da Fumaça”. O trem, cuja primeira estação ferroviária, em Carlos Barbosa, foi inaugurada em 1908, desde 1993 opera como atração turística, com várias programações culturais durante o trajeto de 1h30min. Atualmente, recebe mais de 250 mil visitantes por ano e, para a Copa do Mundo, já tem reservas fechadas para centenas de turistas australianos e argentinos. Os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; de Garibaldi, Antonio Cetollin; e de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva; também estarão presentes no sambódromo.

Bookmark and Share


TAGS » Carnaval, Variedades