Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
18º 27º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

27/02/2014 13:17 - Atualizado em 27/02/2014 13:55

Comitiva da Serra irá desfilar pela Embaixadores do Ritmo

Grupos folclóricos, coros, colonos estarão no domingo no Porto Seco

Uma comitiva de 350 pessoas, entre grupos folclóricos, coros, colonos dos distrito de Bento Gonçalves e moradores do município, de Garibaldi e de Carlos Barbosa, virá à Capital para desfilar pela escola Embaixadores do Ritmo, às 0h30min de domingo, no Porto Seco. Um dos principais atrativos turísticos da Serra gaúcha, a Maria Fumaça, será homenageado pela escola. O desfile refaz toda a trajetória do trem, que parte da estação férrea de Carlos Barbosa e, a partir dela, mostra as paisagens, culturas e histórias dos municípios que integram o roteiro.

Recria a epopeia dos imigrantes que saíram da Itália no século XIX e cruzaram o Oceano Atlântico para chegar ao Estado, e passa pela Fenachamp, em Garibaldi, encerrando com a Capital Brasileira do Vinho, Bento Gonçalves. Serão quatro carros alegóricos repletos de referências à cultura da Serra gaúcha e seus principais atrativos. Garrafas, mobiliário e utensílios empregados em adegas e vinícolas foram cedidos pelas prefeituras das cidades para a decoração dos carros, e a Maria Fumaça também entrará no sambódromo, acompanhada pelos funcionários que trabalham como maquinistas, foguistas, mecânicos e equipes de manutenção da locomotiva.

Mais de 1,3 mil pessoas irão extravasar ao som do samba enredo “O passeio da Maria Fumaça na Serra Gaúcha - No apito da Maria e no cheiro da Fumaça”. O trem, cuja primeira estação ferroviária, em Carlos Barbosa, foi inaugurada em 1908, desde 1993 opera como atração turística, com várias programações culturais durante o trajeto de 1h30min. Atualmente, recebe mais de 250 mil visitantes por ano e, para a Copa do Mundo, já tem reservas fechadas para centenas de turistas australianos e argentinos. Os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; de Garibaldi, Antonio Cetollin; e de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva; também estarão presentes no sambódromo.

Bookmark and Share

Fonte: Letícia Prauchner / Correio do Povo







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.