Porto Alegre, terça-feira, 23 de Dezembro de 2014

  • 07/03/2014
  • 12:28
  • Atualização: 13:42

“Las Maestras de la República” irá inaugurar o Festival de Punta del Este

Evento mostrará produções de 20 países, incluindo o Brasil

  • Comentários
  • Marcos Santuario / Correio do Povo

O filme “Las Maestras de la República”, documentário de Pilar Pérez Solano e vencedor do Prêmio Goya na categoria de Melhor Documentário, irá inaugurar a 17º edição do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este neste sábado. Espécie de homenagem no Dia Internacional da Mulher, a exibição ocorre pouco antes da abertura oficial do evento, que tem outro tema do momento: Copa do Mundo. Em tempos de futebol e com a Copa deste ano acontecendo no vizinho Brasil, o Festival abre com o longa documentário “Maracana”, de Sebastián Bednarik e Andrés Varela.

Mas os temas serão diversos nos oito dias de Festival e mostram produções de 20 países, incluindo o Brasil. Entre os filmes que estarão nas telas do Festival, destaque para dois gaúchos: “A Oeste do Fim do Mundo”, do diretor Paulo Nascimento; e “Até que a Sbórnia nos Separe”, de Otto Guerra. Os outros brasileiros exibidos nesta edição do FestPunta são “Tatuagem”, de Hilton Lacerda; “Entre Valles”, de Philippe Barcinski; e “Flores Raras”, de Bruno Barreto.

Os mais de 40 filmes deste ano são exibidos na Sala Cantegril, no Life Cinemas Punta Shopping, na Casa de Cultura de Maldonado, e são apresentados em 11 espaços itinerantes em diferentes cidades do Uruguai.
Além do Brasil, filmes de Argentina, Chile, Paraguai, França, Itália, Canadá, Peru, Venezuela, El Salvador e Espanha estarão nas telas. A disputa se dá entre ficção e documentário; longas latino-americanos em competição; “Panorama Iberoamericano” e “Internacional”; Premières do 32


TAGS » Cinema, Variedades