Correio do Povo

Porto Alegre, 25 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
9ºC
Amanhã
16º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Música

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

08/03/2014 20:50 - Atualizado em 08/03/2014 20:59

Ospa interpreta trilhas de filmes em concerto gratuito

Senhas para apresentação se esgotaram em três horas

<br /><b>Crédito: </b> Ana Laura Freitas / Divulgação / CP

Crédito: Ana Laura Freitas / Divulgação / CP

Crédito: Ana Laura Freitas / Divulgação / CP

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) repete o bem-sucedido concerto que realizou ano passado, com repertório formado somente com trilhas sonoras de filmes, quando muita gente ficou de fora no Salão de Atos da Ufrgs, para a abertura da temporada 2014. A orquestra executará um programa que contempla grandes clássicos do cinema, neste domingo, a partir das 11h, no Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, Parque da Redenção), entrada franca. Em menos de três horas, as senhas se esgotaram neste sábado.

Quem conduzirá este diálogo com a sétima arte é o maestro Manfredo Schmiedt, no espetáculo com a participação do Coro Sinfônico da Ospa, dos cantores Daniel Germano (baixo) e Morena Bauler Chagas (soprano) e do percussionista Guenther Andreas, que transforma a máquina de escrever em instrumento musical para interpretar “The Typewritter”, música da famosa cena do comediante Jerry Lewis no filme “Errado pra Cachorro”. “O repertório reúne a nata dos compositores de trilhas para cinema, como John Williams (que mantém uma longa parceria com o diretor Steven Spielberg), Hans Zimmer (de “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”) e Howard Shore (de “O Senhor dos Anéis”), que escreveram músicas incríveis, fundamentais para os efeitos e o sucesso que estes filmes conseguiram obter”, comenta o maestro.

Longe dos outros elementos da linguagem cinematográfica, no concerto, a execução destas obras convidará o ouvinte a uma experiência de escuta nova, que evoca a magia, o humor, o drama e outros aspectos de histórias já conhecidas. Do vasto manancial das trilhas sonoras, o repertório permitirá que pessoas de todas as idades se identifiquem: as crianças, com “O Expresso Polar”, até os que acompanharam as aventuras do agente secreto 007. A apresentação dá início às celebrações dos 40 anos da TVE, que veicula o programa “Concertos TVE”, aos sábados, 23h30min, e aos 25 anos da FM Cultura. Um dos objetivos da rádio de frequência 107,7 do dial é difundir a cultura musical erudita, papel que a emissora exerce desde sua fundação, em 1989.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.