Porto Alegre, quinta-feira, 25 de Dezembro de 2014

  • 09/03/2014
  • 22:29
  • Atualização: 22:35

Porto Alegre tem variedade de opções musicais nesta semana

Espetáculos gratuitos e pagos vão do experimental, passando por sertanejo e rock até o samba

  • Comentários
  • Correio do Povo

Música experimental, sertaneja, pop rock e samba estão na agenda da semana nos shows em diversos locais de Porto Alegre, alguns gratuitos. É o caso do pernambucano Siba, que, acompanhado de Antonio Loureiro, nesta segunda-feira, abre o projeto Vale Doze e Trinta, recepcionando os calouros na praça central do Campus do Vale da Ufrgs (Bento Gonçalves, 9500), às 12h30min. Às 19h, o músico estará na Sala Fahrion, dando início à série de audições comentadas do Núcleo da Canção da entidade, com mediação de Arthur de Faria.

Após dois anos na estrada, divulgando seu último CD, “Avante” (2012), ele começa o ano experimentando, de forma minimalista, canções de vários momentos de sua trajetória. Um dos principais mestres da geração do maracatu e dos cirandeiros, como líder da banda Mestre Ambrósio dialogou com o passado e o presente, o tradicional e o contemporâneo, a rua e o palco. Na Fluoresta, formada por músicos tradicionais, em Nazaré da Mata, aprendeu a adaptar uma música que dura a noite inteira para formato tradicional, viajando pela Europa entre 2004 e 2011. Com o grupo lançou “Fluoresta do Samba” (2003) e “Toda Vez que Eu Dou um Passo o Mundo Sai do Lugar”, indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum no Prêmio da Música Brasileira.

Também na segunda, às 21h no Araújo Vianna, João Neto & Frederico interpretam as canções de seu mais recente disco, “Indecifrável”, com 15 faixas, com ritmos dançantes e românticos, sendo “Crime Perfeito” e “Clichê” as mais tocadas. A dupla goiana com mais de nove anos de estrada e que está preparando mais um DVD também tocará hits, como “Lê Lê Lê”, trilha de novela.

Na quinta, a partir das 23h, Jota Quest mostra o inédito e dançante “Funky Funky Boom Boom”, mistura de black music e pop rock, cuja faixa “Mandou Bem” já está sendo executada nas rádios. O disco inclui o primeiro reggae da carreira da banda, “Reggae Town”, e músicas guardadas há mais de uma década, como “Pretty Baby” e “Imperfeito”. A banda mineira também irá rememorar clássicos, como “Além do Horizonte” e “Mais uma Vez”.

Em sua terceira edição, o Nivea Viva desta vez homenageia nosso gênero mais autêntico, o samba, em show conjunto de Alcione, Martinho da Vila, Roberta Sá e Diogo Nogueira que promete agradar toda família, no próximo domingo, a partir das 16h, no Anfiteatro Pôr do Sol. Se antes o projeto homenageava artistas (Elis Regina, por Maria Rita; e Tom Jobim, por Vanessa da Mata), com um olhar contemporâneo, agora trará sucessos antológicos no ritmo que melhor traduz o Brasil. Martinho e Alcione representam a geração que consolidou o samba como gênero musical e artístico e também no mercado.


Bookmark and Share


TAGS » Música, Variedades