Correio do Povo

Porto Alegre, 1 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
17ºC
Amanhã
19º 28º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

28/03/2014 14:41 - Atualizado em 28/03/2014 14:44

Ospa faz segundo concerto da temporada no domingo

Orquestra será regida pela maestrina Alexandra Arrieche

Ospa faz segundo concerto da temporada no domingo<br /><b>Crédito: </b> Júlia Gall / Divulgação / CP
Ospa faz segundo concerto da temporada no domingo
Crédito: Júlia Gall / Divulgação / CP
Ospa faz segundo concerto da temporada no domingo
Crédito: Júlia Gall / Divulgação / CP

A jovem maestrina Alexandra Arrieche irá reger a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no segundo concerto da temporada, marcado para o próximo domingo, na Igreja da Ressurreição (Colégio Anchieta), às 20h30min. O evento tem entrada franca e integra o projeto “Ospa nas Igrejas”.

O programa inicia com a abertura da ópera “O Guarani”, obra-prima do brasileiro Antônio Carlos Gomes (1836- 1896), amplamente conhecida como tema do programa radiofônico “A voz do Brasil”. Na sequência, a orquestra apresenta o prelúdio de “O Garatuja”, lembrando os 150 anos de Alberto Nepomuceno (1864-1920), fundador do modernismo musical brasileiro. Com “O Garatuja”, ele pretendia compor a primeira ópera genuinamente brasileira. Nutria por ela especial apreço, mas a deixou inacabada. O concerto encerra com um dos monumentos da música ocidental, a “Sinfonia nº 5” do alemão Ludwig van Beethoven (1771-1827), famosa em especial por seu tema inicial, mesmo entre aqueles que não são ouvintes assíduos do repertório da música de concerto.

A apresentação homenageia o Dia Mundial do Autismo e está inserido na série de eventos organizada pelo Instituto Autismo & Vida, entidade que promove discussões e debates que buscam conduzir a sociedade e o poder público a uma maior conscientização e adequação de posturas em relação à pessoa com autismo.

No dia seguinte, Arrieche e a Ospa levam o mesmo repertório para Camaquã, onde participam da comemoração dos 150 anos da cidade.

Nascida na cidade gaúcha de Rosário, Alexandra vive nos Estados Unidos desde 2010. Vencedora de diversos prêmios musicais, atualmente ela é regente assistente da Orquestra Sinfônica de Baltimore.

Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo





» Tags:Ospa Concerto

O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.