Correio do Povo

Porto Alegre, 21 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
14º 24º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

03/04/2014 20:13 - Atualizado em 03/04/2014 20:46

Prédio do antigo Cine Capitólio será entregue reformado nesta sexta-feira

Obra de restauração durou dez anos e transformará local em Cinemateca de Porto Alegre

Obra de restauração durou dez anos e transformará local em Cinemateca de Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> João Fiorin/PMPA/Divulgação CP
Obra de restauração durou dez anos e transformará local em Cinemateca de Porto Alegre
Crédito: João Fiorin/PMPA/Divulgação CP
Obra de restauração durou dez anos e transformará local em Cinemateca de Porto Alegre
Crédito: João Fiorin/PMPA/Divulgação CP

O prédio do antigo Cine Capitólio será entregue reformado à população nesta sexta-feira. A obra levou mais de 10 anos para ser completada e deverá abrigar a Cinemateca Capitólio, no Centro da Capital. A solenidade ocorre a partir das 10h, com as presenças do prefeito, José Fortunati, do secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, e do presidente da Fundacine, João Guilherme Barone.

Na ocasião, vai ser descerrada a placa alusiva aos patrocinadores da obra, iniciada em 2004 e com custo total de R$ 6,7 milhões. Depois de sediar um cinema de rua, o prédio do Capitólio foi adquirido pela Prefeitura de Porto Alegre com o objetivo de se transformar na Cinemateca, local destinado a preservar a memória do cinema gaúcho. Além de uma sala de projeção, o prédio foi adaptado para receber acervo constituído por filmes, cartazes, fotografias, livros e roteiros originais, entre outros materiais.

O prédio deve se tornar um centro de referência para pesquisadores da área do cinema. Além do acervo e da sala, a Cinemateca vai contar com uma biblioteca especializada em cinema, um café e uma área de exposição. Atualmente, o prédio está recebendo mobiliário, equipamentos de projeção e adequações da obra a um novo plano de prevenção contra incêndios. O local só deve abrir ao público quando tudo estiver pronto.

Bookmark and Share

Fonte: Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.