Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 04/04/2014
  • 21:44
  • Atualização: 22:03

Saúde de Gabriel García Márquez evolui bem

De bom humor, escritor de 87 anos já pede para sair do hospital

Saúde de Gabriel García Márquez evolui bem  | Foto: AFP / CP

Saúde de Gabriel García Márquez evolui bem | Foto: AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, de 87 anos, continua evoluindo da infecção pulmonar que o fez ser hospitalizado no México. Ele se encontra de bom humor, conforme familiares do escritor.

“Está muito bem atendido e tudo evolui muito bem”, declarou seu filho Gonzalo García Barcha ao deixar o hospital.
García Barcha acredita que o pai receberá alta na próxima terça-feira. Genovevo Quirós, assistente do escritor, revelou que ele já quer sair. “Está com um pé fora do hospital e se tudo correr bem, receberá alta amanhã (sábado) mesmo.”

O assistente explicou que García Márquez enviou uma mensagem aos jornalistas que fazem plantão desde a quinta-feira na porta do hospital: “Vocês estão loucos?! O que estão fazendo há tanto tempo aí fora? Vão trabalhar”.

García Márquez foi hospitalizado na Cidade do México com uma infecção respiratória, e não uma pneumonia, como fez questão de explicar García. Vários veículos da imprensa mexicana indicaram que o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 sofria de pneumonia.

O escritor se encontra internado no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán.

A última aparição em público de García Márquez foi em 6 de março, quando saiu de sua casa no Sul da Cidade do México para conversar com jornalistas por ocasião de seu aniversário. O autor de "Cem anos de solidão" mostrou-se sorridente, recebeu presentes e tirou fotos, mas não falou com os jornalistas.

Nos últimos anos, restringiu ao máximo suas aparições em público e declarações por motivos de saúde.

Bookmark and Share