Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

  • 14/04/2014
  • 08:45
  • Atualização: 09:04

Orquestra do Theatro São Pedro abre temporada com obra de Bach

"Paixão Segundo São João" será apresentada às 21h

Maestro Antônio Borges-Cunha rege a OCTSP | Foto: Rodrigo Conte / Divulgação / CP

Maestro Antônio Borges-Cunha rege a OCTSP | Foto: Rodrigo Conte / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A temporada oficial da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) será aberta nesta segunda-feira, a partir das 21h, no Theatro (Praça da Matriz, s/n), com 'Paixão Segundo São João', de Bach, uma das obras-primas da música universal.

A regência será do maestro Antônio Borges-Cunha, diretor artístico da OCTSP, e participam o Coral Porto Alegre e os solistas Cíntia de Los Santos (soprano), Paulo Mestre (contratenor), Marcos Liesenberger (tenor), Ricardo Barpp (barítono) e Carlos Serapião (barítono).

Johann Sebastian Bach compôs "Paixão Segundo São João" em 1724 para ser apresentada na Sexta-Feira Santa. Trata-se de uma representação dramática do texto contido no Evangelho de João, estruturada por corais, recitativos e árias. O compositor utiliza recursos puramente musicais para enfatizar a dramaticidade, fazendo desse título uma das obras-primas da música ocidental para coro, solistas e orquestra.

No dia 7 de maio é a vez de conferir a 'Metaphisica Sinfonia Coral', obra de Antonio Meneghetti. A estreia internacional da obra ocorreu em outubro de 2013, no Recanto Maestro. Para a apresentação no Theatro São Pedro, a OCTSP terá 50 músicos convidados, um coral com 60 vozes e a participação dos solistas Carla Domingues e Cíntia de Los Santos (sopranos), Ângela Diel (mezzo-soprano) e Flávio Leite (tenor) e Daniel Germano (barítono). Yamandu Costa é o solista convidado para o concerto do dia 16 de junho. O repertório terá exclusivamente autores brasileiros.


Bookmark and Share