Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 15/04/2014
  • 07:17
  • Atualização: 07:45

Saúde de García Márquez é "muito frágil", informa família

Escritor colombiano será atendido com cuidados paliativos, segundo comunicado

Escritor colombiano tem 87 anos | Foto: Youtube / Reprodução / CP

Escritor colombiano tem 87 anos | Foto: Youtube / Reprodução / CP

  • Comentários
  • AFP

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, de 87 anos, vencedor do Nobel de Literatura, tem a saúde "muito frágil", mas permanece em situação estável em casa na Cidade do México, segundo um comunicado divulgado pela família e publicado pelo jornal colombiano El Tiempo.

O comunicado foi assinado pela esposa Mercedes Barcha e pelos filhos Rodrigo e Gonzalo. O texto, de apenas dois parágrafos, não menciona a informação publicada horas antes pelo jornal mexicano El Universal de que o escritor voltou a sofrer de um câncer linfático.

A família agradeceu as demonstrações de carinho recebidas por amigos e meios de comunicação e pede "respeito a sua intimidade". No dia 8 de abril, o escritor recebeu alta, em estado "delicado", do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán da Cidade do México, depois de uma internação de oito dias por um quadro de pneumonia.

García Márquez "segue e seguirá convalescendo em casa", afirmou a família no comunicado. Sem identificar fontes, mas alegando que são "confiáveis", o jornal El Universal relatou que o câncer linfático diagnosticado no escritor há 15 anos atingiu agora o pulmão, gânglios e fígado.

Com os órgãos comprometidos e a idade avançada, a família e os médicos teriam decidido que o escritor não receberá tratamento oncológico e será atendido com "cuidados paliativos" em casa, completa o jornal. O colombiano é considerado um dos grandes escritores da história da América Latina e autor de alguns livros de grande destaque do século 20, como "Cem Anos de Solidão" (1967).


Bookmark and Share