Correio do Povo

Porto Alegre, 29 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
16º 27º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Cultura

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

18/04/2014 09:43 - Atualizado em 18/04/2014 09:48

Catálogo do Margs será lançado na próxima semana

Publicação do museu reúne 3 mil fotos em 468 páginas

Catálogo do Margs será lançado na próxima semana <br /><b>Crédito: </b> Fábio Del Re e Carlos Stein / Viva Foto / Divulgação
Catálogo do Margs será lançado na próxima semana
Crédito: Fábio Del Re e Carlos Stein / Viva Foto / Divulgação
Catálogo do Margs será lançado na próxima semana
Crédito: Fábio Del Re e Carlos Stein / Viva Foto / Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul lança na próxima quinta, às 18h30min, o seu Catálogo Geral, uma publicação documental de grande porte com 468 páginas, nas quais são apresentadas 3 mil fotos e dados atualizados das obras do acervo e dos artistas. Além de relato sobre o processo de reorganização e perfil da coleção e a política e os rumos para o futuro da instituição. O projeto foi viabilizado por meio da sua Associação de Amigos e do patrocínio de R$ 280 mil da Caixa Econômica Federal.

O coordenador do acervo e do projeto, Raul Holtz, conta que foram dois anos de intenso trabalho, período no qual foram catalogadas as obras, fotografadas em alta definição e inseridas em um sistema informatizado de gerenciamento de acervos. Os dados de mais de 800 artistas foram atualizados; um novo registro de tombamento das obras foi feito; e também a reestruturação dos espaços e dos equipamentos destinados à guarda, ao manuseio e à conservação das peças foi implantado. Para todo o processo foram contratados pesquisadores, fotógrafos, designers e profissionais de informática.

O diretor Gaudêncio Fidelis destaca que poucos museus brasileiros chegaram ao grau de organização de seu acervo, semelhante àquele em que se encontra hoje o Margs, com a conclusão desse projeto de digitalização. O Margs é um museu enciclopédico que possui obras localizadas entre meados do século XIX até a contemporaneidade. Suas coleções possuem uma grande concentração de arte do Rio Grande do Sul desses períodos, representando a arte brasileira como um todo.

O museu possui ainda um significativo volume de obras de arte estrangeira, com um núcleo de pintura europeia e de artistas de outros países, principalmente dos anos de 1970 em diante. O museu possui ainda uma coleção de design recentemente iniciada.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.