Correio do Povo

Porto Alegre, 1 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
15º 22º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Cinema

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

07/05/2014 13:32 - Atualizado em 07/05/2014 13:46

Eva Piwowarski integra nova curadoria do Festival de Cinema de Gramado

Diretora argentina vai trazer o olhar estrangeiro para a seleção de longas do evento

Nascida na Argentina, Eva traz o olhar estrangeiro para a seleção de longas do evento<br /><b>Crédito: </b> Divulgação / assessoria de imprensa / CP
Nascida na Argentina, Eva traz o olhar estrangeiro para a seleção de longas do evento
Crédito: Divulgação / assessoria de imprensa / CP
Nascida na Argentina, Eva traz o olhar estrangeiro para a seleção de longas do evento
Crédito: Divulgação / assessoria de imprensa / CP

A argentina Eva Piwowarski é a nova curadora do Festival de Cinema de Gramado ao lado Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. A 42ª edição do evento ocorrerá entre 8 e 16 de agosto. Com o morte de José Wilker, o festival modificou o formato e agora passa a ter uma representante estrangeira. “Sei que não será fácil fazer esta seleção, mas espero que o meu trabalho na curadoria sirva para destacar o Festival no exterior - e, claro, que eu possa contribuir para a qualidade das mostras”, disse Eva.

Atriz, diretora e produtora, Eva é a atual coordenadora do Programa Polos Audiovisuais da TV Digital Argentina, responsável por promover a produção televisiva federal junto ao sistema universitário argentino. Ela também foi uma das diretoras do Programa Mercosul Audiovisual da União Europeia e a criadora da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM).

Em 1994, Eva teve o seu primeiro contato com o Festival de Cinema de Gramado. "Lembro que fiquei surpresa positivamente com essa união do cinema brasileiro e latino-americano no evento. Gramado sempre foi um símbolo de resistência e um ponto de encontros e debates muito importante", conta a nova curadora. Ela ainda destaca a necessidade de um maior diálogo entre os eventos do gênero: "Eu tenho profunda convicção de que o cinema brasileiro e argentino, por exemplo, precisam jogar mais juntos. Os festivais sempre foram ferramentas e plataformas fundamentais para as políticas cinematográficas. Gramado tem tudo para fortalecer essa vertente".

Enquanto as inscrições para as mostras competitivas de longas e curtas seguem até o próximo dia 24, o trio de curadores já pensa na seleção de 2014. Com este objetivo, o primeiro encontro oficial de Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho já está agendado. Nos dias 12 e 13 de maio, eles se reúnem em Gramado para debater as diretrizes do evento deste ano, a dinâmica da nova curadoria e as tendências audiovisuais que conceituarão as mostras competitivas de longas da 42ª edição.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.