Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

  • 09/05/2014
  • 08:39
  • Atualização: 08:56

Filme de escola de Porto Alegre concorre a melhor curta no MEC

"Lanceiros Negros" foi produzido por alunos e professores do colégio Salomão Watnick

Filme da Emef de Surdos Bilíngue Salomão Watnick concorre com outros quatro finalistas | Foto:  PMPA / Divulgação / CP

Filme da Emef de Surdos Bilíngue Salomão Watnick concorre com outros quatro finalistas | Foto: PMPA / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

"Lanceiros Negros", produzido por alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Intercap), está concorrendo a melhor filme no concurso promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Para conquistar o prêmio, a obra precisa superar outros quatro finalistas em Júri Popular.

Para votar, basta acessar o site do MEC. A votação encerra às 23h59min de domingo. O resultado final será anunciado na segunda-feira.

O concurso Curta Histórias edição 2014 tem como tema Personalidades Negras e o trabalho inscrito pela escola reproduz episódio ocorrido durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), que dá nome ao curta. O filme tem um minuto de duração. Cinco alunos interpretam, sem diálogos, os lanceiros negros, grupamento do exército farroupilha formado por escravos convocados para lutar ao lado dos revoltosos e que desempenharam importante papel durante os 10 anos do conflito.

“Todo o trabalho, desde a discussão da ideia inicial, passando pela pesquisa até as filmagens, envolveu alunos e professores do projeto de cinema que a escola mantém desde março deste ano”, informou Thaís Fernandes Monteiro, diretora da Salomão Watnick. Hoje, a instituição atende 67 alunos nos turnos manhã, tarde e noite.

* Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

Bookmark and Share


TAGS » Cinema, Variedades, MEC