Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 12/05/2014
  • 08:56
  • Atualização: 09:16

Britânico Salman Rushdie abre Fronteiras do Pensamento 2014

Palestra do escritor de "Os Versos Satânicos"ocorre às 20h no Salão de Atos da Ufrgs

Salman Rushdie vem a Porto Alegre como palestrante do ciclo Fronteiras do Pensamento | Foto:  Martyn Hayhow / Divulgação / CP Memória

Salman Rushdie vem a Porto Alegre como palestrante do ciclo Fronteiras do Pensamento | Foto: Martyn Hayhow / Divulgação / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

A primeira conferência da temporada 2014 do Fronteiras do Pensamento será realizada nesta segunda-feira com o escritor britânico Salman Rushdie às 20h, no Salão de Atos da Ufrgs (Paula Gama, 110), em Porto Alegre. Artistas, intelectuais, cientistas e líderes, na vanguarda das mais diversas áreas, integram o elenco que falará a partir do tema "Ideias para Reinventar o Mundo".

Rushdie é conhecido pela publicação de "Os Versos Satânicos", grande controvérsia no mundo Islâmico. Em 1989, o Aiatolá Ruhollah Khomeini ordenou sua execução por ofensa a Maomé. Em vários países com comunidades muçulmanas, o livro foi banido e também ocorreram atentados a pessoas e livrarias. Com relevante produção literária ("O Último Suspiro do Mouro", "Vergonha" e "Haroun e o Mar de Histórias"), Rushdie desenvolve suas histórias tendo como referencial o subcontinente indiano, combinando realismo mágico com ficção e história. Seu romance "Os Filhos da Meia-Noite" recebeu várias premiações (como os prêmios The Best of Bookers e Booker of Bookers) e integra a lista dos grandes livros do século XX da Penguin Books.

O Fronteiras vai receber este ano o filósofo americano Michael Sander (dia 26), conhecido pelo curso de Justiça que ministra em Harvard; o físico inglês Geoffrey West (4 de agosto), que faz pesquisas sobre partículas elementares; o psicólogo canadense Paul Bloom (26 de agosto), que realiza pesquisas sobre o que pessoas percebem no mundo físico e social; a diplomata norueguesa Gor Brundtland, líder nas áreas de desenvolvimento sustentável e de saúde pública; o americano Brian Greene (29 de setembro), especialista em Cosmologia e Física de Partículas; o filósofo francês Pascal Bruckner (22 de outubro), que se define pela oposição ao totalitarismo e rompimento com o pensamento marxista. No encerramento, Ricardo Piglia (3 de novembro), autor e reconhecido crítico do multiculturalismo.

Bookmark and Share