Correio do Povo

Porto Alegre, 1 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
19º 27º


Faça sua Busca


Arte & Agenda > Variedades > Teatro

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

13/06/2014 16:58 - Atualizado em 13/06/2014 17:17

Espetáculo no Teatro Bruno Kiefer resgata a vida e obra Qorpo Santo

Dirigida por Inês Marocco, peça recria o imaginário da época, trazendo um dramaturgo solitário

A liberdade feminina, livre arbítrio e homossexualidade são alguns dos temas abordados, em pleno século XIX, por José Joaquim de Campos de Leão, que subverteu a ortografia, teceu críticas ao governo e à escravidão, questionando os conceitos de loucura e sanidade. O dramaturgo, poeta, jornalista e professor, conhecido como Qorpo Santo (1829-1883), cuja obra se confunde com sua vida, é objeto de “Santo Qorpo ou o Louco da Província”, dirigido por Inês Marocco, em cartaz no Teatro Bruno Kiefer (Andradas, 736), de quinta até sábado, às 20h.

O texto é livremente inspirado no livro “Cães da Província”, de Luiz Antônio de Assis Brasil, e em “Ensiqlopèdia”, “Eu Sou Vida, Eu Não Sou Morte”, “As Relações Naturais”, Hoje sou Hum, e Amanhã Sou Outro” e “Mateus e Mateusa”, do autor nascido em Triunfo e tido como louco numa Porto Alegre de 20 mil habitantes. “Ficamos impressionados com a injustiça que fizeram com ele e com sua genialidade. Ele era um bufão, um visionário, surrealista, à margem da sociedade”, diz a professora Inês Marocco, do Departamento de Arte Dramática (DAD) da Ufrgs, que pesquisa elementos da cultura gaúcha na formação do ator.

No palco, dez atores do Santo Coletivo recriam o imaginário da época, trazendo um dramaturgo solitário, às voltas com o processo de interdição movido pela esposa, declarando-o insano; o afastamento das três filhas; o diálogo que tinha com figuras imaginárias, como Garibaldi e o papa Pio XIX; a menção ao crime do linguiceiro da Rua do Arvoredo; e a hipocrisia de uma sociedade que o condenou moralmente.

Bookmark and Share

Fonte: Vera Pinto / Correio do Povo





» Tags:Teatro Variedades

O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.