Porto Alegre, sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

  • 21/06/2014
  • 11:11
  • Atualização: 11:26

Caderno de Sábado destaca cinema e poesia de Chico Buarque

Suplemento tem entrevistas com Robert Stam e Eva Piwowarski e artigo de Juremir Machado

Caderno de Sábado destaca cinema e poesia do setentão Chico Buarque | Foto: Correio do Povo / Reprodução / CP

Caderno de Sábado destaca cinema e poesia do setentão Chico Buarque | Foto: Correio do Povo / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo

O Caderno de Sábado deste final de semana tem muitos protagonistas, mas o cinema, a música, a poesia e um livro e um documentário ligados ao fato mais trágico da Copa de 1950 predominam no universo temático. Um dos destaques é o artigo de Juremir Machado da Silva sobre a poesia do cantor e compositor Chico Buarque, que completou 70 anos nesta semana.

A literatura associada ao fato trágico de 1950 é uma entrevista do editor e crítico de cinema Marcos Santuario com o protagonista Ghiggia, o escritor do livro "Maracanazo - a História Secreta", Atilio Garrido, e os documentáristas, autores de "Maracanã", registro que teve o livro como base. Em ambos, os detalhes de bastidores da vitória por 2 a 1, de virada do Uruguai sobre o Brasil, em pleno Maracanã lotado, na Copa de 1950, para desespero do goleiro Barbosa e de 200 mil pessoas presentes ao estádio.

O cinema está bem representado no Caderno com uma entrevista de Marcos Santuario com o professor transdisciplinar da Universidade de Nova Iorque e autor de 15 livros sobre cinema e literatura, cinema e estudos culturais, entre outros temas. A repórter Adriana Androvandi foi conhecer as ideias da nova curadora do Festival de Cinema de Gramado, a argentina Eva Piwowarski, que substitui na função o inesquecível José Wilker, falecido em 5 de abril passado. O suplemento mostra também um artigo da cineasta Flávia Castro, de "Diário de uma Busca" e ações em prol da Amazônia pela atriz Christiane Torloni, mostradas no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás (GO), realizado no final de maio e início de junho.

Bookmark and Share