Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 28/06/2014
  • 09:33
  • Atualização: 09:40

Briques têm edições extraordinárias na Redenção e no Gasômetro

Não haverá restrições à circulação dos veículos em nenhuma das pistas

Briques têm edições extraordinárias na Redenção e no Gasômetro  | Foto: Agnese Schifino / Divulgação / PMPA / CP

Briques têm edições extraordinárias na Redenção e no Gasômetro | Foto: Agnese Schifino / Divulgação / PMPA / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Nesta segunda-feira, dia da partida Alemanha e Argélia no Beira-Rio, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, os briques da Redenção e do Gasômetro funcionarão em edições extras. O Brique Extraordinário da Redenção ficará aberto das 10h às 18h, na avenida José Bonifácio, ao lado do Parque Farroupilha.

As bancas estarão localizadas em frente ao Colégio Militar, entre as ruas Santana e Vieira de Castro. A feira oferecerá peças de artesanato, além de trabalhos de artistas em várias técnicas como pintura, desenhos, xilogravuras e esculturas. Ainda poderão ser encontrados objetos raros e peças para colecionadores. Além disso, o segmento de gastronomia terá lanches rápidos. O trânsito no local não será afetado, portanto não haverá restrições à circulação dos veículos em nenhuma das pistas.

Preparados para a Copa

Os artesãos do Brique Extraordinário da Redenção decoraram as bancas e fizeram peças especiais para o período do Mundial. Gilberto d’Ávila, por exemplo, criou velas com as cores da bandeira. Francisco Ricas também se preparou para o período da Copa do Mundo. Pintou camisetas com jogadores que agradaram australianos, franceses, mexicanos, hondurenhos, coreanos, chilenos e uruguaios.

Além de criar peças especiais para o evento, os integrantes do brique e das feiras de artesanato fizeram cursos de idiomas para atender bem aos visitantes. “Tivemos aulas de inglês e espanhol com o objetivo de melhorar o atendimento e prestar informações quando necessário”, conta a artesã Ilíria Nunes.

Os artigos relacionados com a tradição gaúcha são os que mais interessam aos turistas. Luciane Koelbech comemora a venda de cuias, bombas, tapa-ervas e cucharras (medidas para chimarrão). “Os turistas estrangeiros ou de fora do Rio Grande do Sul adoram levar cuias e os complementos. Eles acham interessante porque encontram as pessoas tomando chimarrão na Redenção”, explica.

Os eventos realizados no sábado na avenida José Bonifácio, como o Brique de Sábado (das 9h às 18h) e a Feira de Artesanato (das 13h às 18h) acontecem normalmente. O Brique da Redenção, evento turístico tradicional de domingo em Porto Alegre, receberá os visitantes das 9h às 18h.

Brique da Usina do Gasômetro

Evento na Usina do Gasômetro funcionará normalmente no domingo das 9h às 18h e abrirá em edição extra na segunda-feira, das 10h às 18h. Os artesãos promoveram a edição especial na expectativa de aumentar a renda , segundo a organizadora do evento, Cida Martelli. “Os expositores apostaram num bom movimento em dias de jogos da Copa do Mundo aqui na Capital”. A feira fica no Caminho dos Barcos, ao lado da chaminé da Usina do Gasômetro, com exposição de artesanato feitos com fios, lãs, de e bancas com produtos de alimentação.

Os doces e rapaduras de leite preparados por Júlio Cesar Padoin são um dos atrativos da feira. Paulo Ascal também é bastante procurado pelos interessados em placas decorativas com fotos de interesse pessoal. “Algumas se interessam pelo material exposto, mas muitos trazem a foto. Preparo as placas usando a técnica conhecida como decoupage em madeira”, explica.

Bookmark and Share