Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 30/06/2014
  • 20:51
  • Atualização: 21:03

Cine Santander Cultural exibe cinco estreias exclusivas em julho

"Heli", "Carreras" e o gaúcho "O Grande L" estão na programação

Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho foi premiado em Berlim | Foto: Divulgação / CP

Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho foi premiado em Berlim | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

No mês das férias escolares, o Cine Santander Cultural traz quatro longas de 2013 e um curta de 2014. De 3 até 23 de julho, os títulos entram pela primeira vez na programação do circuito comercial de Porto Alegre. Entre os dias 3 e 9, o premiado "Carreras", da diretora curitibana Salete Machado, ocupa a grade com três sessões diárias. O filme mescla ficção e documentário ao mostrar a trajetória de duas famílias cujos caminhos se cruzam na busca pelo sucesso no automobilismo.

De 10 até 23 de julho, serão exibidos três títulos que marcaram forte presença no circuito internacional de festivais em 2013 e 2014. Um deles é a produção canadense "Vic+Flo Viram um Urso", do renomado diretor Denis Cótê, que conta a história de duas ex-presidiárias que vão morar em uma floresta. O longa foi premiado no Festival de Berlim com o Urso de Prata Alfred Bauer (de inovação artística).

Outro é "Heli", uma co-produção entre México, França, Alemanha e Holanda, que retrata a violência mexicana pelo prisma de um policial que desvia pacotes de cocaína para poder pagar as despesas do seu casamento. O filme foi a indicação do México ao Oscar 2014, ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Munique e seu diretor, Amat Escalante, recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes.

Completa o trio, o premiado no Festival de Berlim (Grande Prêmio do Júri e Melhor Ator), "Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho", que narra as dificuldades de um catador de lixo na Bósnia, que precisa pagar uma operação de urgência para sua esposa. É uma co-produção entre Bósnia-Herzegovina, França, Eslovênia e Itália.

O curta-metragem gaúcho "O Grande L", que aborda duas temáticas atuais muito relevantes (bullying entre adolescentes e a busca de uma nova personalidade nas redes sociais), oferece uma sessão de lançamento no dia 19, às 19h, com a presença do diretor Le Daros e equipe.

Bookmark and Share