Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 23 de Setembro de 2017

  • 25/01/2017
  • 15:07
  • Atualização: 15:51

Programa de verão da Fundação Iberê Camargo começa neste sábado

Agenda cultural é composta por cinco atividades, de 28 de janeiro a 18 de fevereiro

Primeira atividade é uma visita guiada à instituição, com foco na arquitetura | Foto: Fundação Iberê Camargo / Divulgação / CP

Primeira atividade é uma visita guiada à instituição, com foco na arquitetura | Foto: Fundação Iberê Camargo / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000), em Porto Alegre, inicia seu programa de verão neste final de semana. A agenda de atividades culturais e educativas para diferentes idades começa no sábado, às 16h, com uma visita gratuita e mediada, com foco na arquitetura da instituição a qual se tornou um cartão postal da cidade. Até 18 de fevereiro, serão cinco propostas que visam proporcionar uma aproximação do público com a obra do artista que dá nome ao local e com uma das técnicas mais trabalhadas por ele, a gravura em metal.

No dia 4 de fevereiro, das 16h às 17h, ocorre a conversa “Desvendando Fantasmagorias IV”, que lança um olhar prolongado sobre a pintura "Fantasmagorias IV", investigando seu processo de criação por meio de esboços, documentos e curiosidades. Esta obra de 1987 é um das mais célebres de Iberê. “Do autorretrato à selfie” é uma visita à exposição “Iberê Camargo: diálogos no tempo” que se realiza às 16h do dia 11 de fevereiro. Voltada ao público de 7 a 14 anos e com inscrições a partir do dia 1º pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br, o tour será seguido por uma oficina que combina fotografia, projeção e desenho.

Na semana de 13 a 17 de fevereiro entra em cena o curso "Experimentações em gravura em metal", ministrado por Eduardo Haesbaert, artista plástico que foi gravador de Iberê. Com carga horária de 20 horas e investimento de R$ 480, o curso tem como proposta oferecer ao público um primeiro contato com a técnica de gravura em metal. As inscrições devem ser realizadas até 08 de fevereiro, pelo telefone 3247.8000, e os trabalhos serão realizados na prensa que pertenceu a Iberê. Ao final das experimentações, cada participante receberá cinco cópias da imagem que produziu.

“Do manequim ao look do dia”, uma oficina com foco nas relações entre vestuário e diferentes épocas, encerra a programação de verão no dia 18 de fevereiro, às 16h. Voltada para crianças de 5 a 10 anos, atividade tem inscrições a partir do dia 08 pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br.