Correio do Povo | Notícias | Quadro de Edgar Degas roubado em 2009 é encontrado no bagageiro de ônibus

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 23 de Junho de 2018

  • 23/02/2018
  • 13:59
  • Atualização: 14:18

Quadro de Edgar Degas roubado em 2009 é encontrado no bagageiro de ônibus

"Les Figurants", avaliado em 800 mil euros, estava dentro de uma mala

Tela de 32x27cm foi pintada em 1877 | Foto: Douanes Francaises / AFP / CP

Tela de 32x27cm foi pintada em 1877 | Foto: Douanes Francaises / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O ministério da Cultura da França anunciou nesta sexta-feira que um quadro do pintor Edgar Degas que havia sido roubado em 2009 foi encontrado no compartimento de bagagem de um ônibus nas proximidades da capital Paris. "Les Figurants", que pertence ao museu D'Orsay, havia sido furtada em 31 de dezembro do museu Cantini em Marselha, no sul do país, estabelecimento ao qual a obra havia sido emprestada para uma exposição. A pintura estava dentro de uma mala quando usuários do serviço de transporte a viram e ligaram para a polícia, mas ninguém se deu como proprietário, segundo um comunicado oficial.

Os especialistas conseguiram apurar que se trata do quadro datado de 1877 e que faz parte das coleções nacionais, cujo desaparecimento representava "uma perda significativa para o patrimônio impressionista francês", comentou a ministra da Cultura, Françoise Nyssen, manifestando grande contentamento pela recuperação. "Estou feliz pela redescoberta de um trabalho valioso. Os primeiros elementos permitem afirmar que é realmente a peça procurada", completou. "Fácil de passar despercebido" devido ao seu tamanho de 32x27cm, como enfatizou o promotor de Marselha na época em que foi roubado, a obra foi adicionado ao banco de dados da Interpol em mais procuradas obras de arte do mundo.

As autoridades locais disseram inicialmente que o valor do quadro era estimado em 30 milhões de euros (cerca de R$ 75 milhões), mas mais tarde o Serviço Nacional de Museus afirmou que o valor da obra é de aproximadamente 800 mil euros (R$ 2 milhões). "Les Figurants" é um "monótipo, um processo de gravura em algum lugar entre pintura e gravura" e representa uma cena da ópera Don Juan, de acordo com uma conversa que o pintor teve com seu amigo Daniel Halévy. "O único trabalho de Degas inspirado por uma ópera em que não aparecem dançarinos, ele mostra o fim do coro do primeiro ato, que celebra o noivado de Masetto e Zerlina", detalha o comunicado do ministério.


TAGS » Arte, Variedades, quadro