Correio do Povo | Notícias | Definida a ordem dos desfiles do Carnaval de Porto Alegre

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 16 de Dezembro de 2018

  • 03/02/2018
  • 13:49
  • Atualização: 16:03

Definida a ordem dos desfiles do Carnaval de Porto Alegre

Apresentações ocorrem nos dias 23 e 24 de março

Corte do Carnaval 2018 acompanhou o sorteio neste sábado | Foto: Alina Souza

Corte do Carnaval 2018 acompanhou o sorteio neste sábado | Foto: Alina Souza

  • Comentários
  • Franceli Stefani

Embaixadores do Ritmo, Imperatriz Dona Leopoldina, União da Vila do IAPI, Imperadores do Samba, Acadêmicos de Gravataí, Estado Maior da Restinga, Império da Zona Norte e Bambas da Orgia. Essa é a ordem dos desfiles da Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre, que ocorre no fim de semana dos dias 23 e 24 de março, no Complexo do Porto Seco.

Durante o sorteio, na manhã do sábado, houve uma confusão. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa), Juarez Gutierres de Souza, diz que houve uma inversão nos potes um e dois, que homenageavam grandes carnavalescos - Ariovaldo Paz e Raimundo Macalé, respectivamente. “No primeiro estavam os números pares, que seriam destinados para as três últimas campeãs, e no segundo os ímpares, para as demais. Porém alguém invertou”, detalha.

Como os presidentes não concordaram com a ordem que ficou estabelecida, foi preciso fazer um novo sorteio. “Então, com a anuência do conselho, tivemos o resultado oficial. Esperamos toda a comunidade no evento, além dos demais que estamos programando para acontecer na cidade”, diz Souza.

O presidente explica que a Embaixadores do Ritmo não esteve presente no sorteio porque havia pedido para abrir o desfile, no dia 24 de março e houve aceitação do conselho. “A Imperadores do Samba, campeã de 2017, reivindicou escolher a posição que entrariam na avenida neste ano, já que estava previsto no regulamento. Mas já antecipo que, a partir do próximo ano, isso será retirado”, informa. A instituição optou por ser a quarta a se apresentar para a plateia. Por isso, foram sorteados apenas os demais lugares na manhã do sábado.

A Série Prata seguirá a mesma ordem do ano passado: União da Tinga, Vila Isabel, Copacabana, Academia de Samba Puro, Império do Sol, Academia de Samba, Praiana, Realeza e Unidos de Vila Mapa. A Unidos do Capão se licenciou, devido a isso a Tinga assumiu a posição vaga. Já a Série Bronze terá as definições da ordem dos desfiles na terça-feira, a partir das 20h30min.

Conforme a Liespa, a premiação para os vencedores ainda não foi definida. Enquanto isso, o Rei Momo Byra Borba, acompanhado da Rainha Daniela Matos Raichembach e da Princesa Thauana Gouvêia, seguem o cronograma de divulgações pela cidade.