Correio do Povo | Notícias | Tiff tem produções que passam por Jackie Kennedy a Rooney Mara

Porto Alegre

27ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 14/09/2016
  • 20:31
  • Atualização: 20:41

Tiff tem produções que passam por Jackie Kennedy a Rooney Mara

Realizadores latinos também ganharam destaque no Festival nesta quarta-feira

Natalie Portman estrela filme sobre Jackie Kennedy, viúva do presidente JFK | Foto: Divulgação / George Pimentel / Image Getty / CP

Natalie Portman estrela filme sobre Jackie Kennedy, viúva do presidente JFK | Foto: Divulgação / George Pimentel / Image Getty / CP

  • Comentários
  • Marcos Santuário

Os realizadores latinos, no 41º Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), ganharam destaque com algumas produções como “Aquarius”, do brasileiro Kleber Mendonça e “Jackie”, do chileno Pablo Larraín. Depois de causar furor na cosmopolita capital cultural canadense, o filme de Kleber Mendonça abriu espaço para os aplausos à estreia de Larrain em uma direção fora de seu país e em inglês. O filme é um retrato de Jackie Kennedy (vivida por Natalie Portman), nos dias que seguiram ao assassinato de John F. Kennedy.

Na tela, a transformação daquela que já era um ícone de estilo se transformou em um ícone histórico. O estilo do diretor chileno está presente neste novo trabalho também. Ele desconstrói Jackie para ir reconstruindo a personagem, deixando espaço sempre para o espectador. Entre os detalhes que esquentam a trama está o momento em que Jackie fala com os confidentes - Bobby Kennedy, um jornalista, um padre e Nancy Tuckerman. São estas pistas de encontros que deixam à mostra uma espécie de obsessão de Jackie em controlar sua identidade e perceção, dela e do marido, para tratar de controlar seu legado. No elenco da trama estão ainda os nomes de Peter Sarsgaard, Greta Gerwig, Billy Crudup e John Hurt.

Una

Outro filme muito esperado entre os participantes do Tiff é “Una”, do diretor australiano Benedict Andrews. Com um look bem diferente de seus trabalhos anteriores, a atriz Rooney Mara divide a tela com Ben Mendelsohn e Riz Ahmed, no longa baseado na aclamada peça “Blackbird”, de David Harrower. Em apresentação especial no Tiff, o filme mostra a busca de uma mulher para encontrar o homem que a violentou quando ela tinha 12 anos de idade.

Uma trilha sonora enigmática constrói a tensão necessária para o encontro humano proposto pelo roteiro. A maioria dos astros destas produções estão transitando pelo Tiff, vivenciando o festival que segue até o próximo domingo em Toronto, mostrando os principais lançamentos cinematográficos dos próximos meses e as produções que devem estar na competição da próxima edição do Oscar, nos Estados Unidos.