Correio do Povo | Notícias | Política e sonhos em alta no Festival de Cinema em Toronto

Porto Alegre

27ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 21 de Novembro de 2018

  • 15/09/2016
  • 21:51
  • Atualização: 22:10

Política e sonhos em alta no Festival de Cinema em Toronto

Cidade vive clima pré-eleitoral que toma conta do país vizinho em seus mais diferentes aspectos

Elenco de

Elenco de "Burn Your Maps" marcou presença no Festival nesta quinta-feira | Foto: George Pimentel / Image Getty / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Marcos Santuário

Entre canibais, temas universais, dramas profundos e aventuras pelo mundo, o universo da política invade também o 41° Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff). Em meio ao clima pré eleitoral que toma conta dos Estados Unidos, a movimentada e cosmopolita cidade canadense que abriga o Festival também respira ares da política em seus mais diferentes aspectos.

Depois da primeira exibição de “Jackie”, do chileno Pablo Larrain, aplaudida e reverenciada, nesta quinta feira o Tiff exibiu por primeira vez o novo trabalho do ator e diretor Rob Reiner, “LBJ”. Na tela, o controvertido político dos EUA, Lyndon B. Johnson, é vivido pelo ator Woody Harrelson, com uma prótese no rosto. Momentos intensos, como aqueles que se seguem ao assumir da presidência, depois do assinado de John F. Kennedy, em um país conturbado. Reiner já dirigiu "The Princess Bride" (1987) e "Being Charlie" (2015).

Outro destaque da extensa programação cinematográfica do Tiff é "Burn Your Maps", de Jordan Roberts (o mesmo de "Around the Bend”, de 2004, e "3,2,1... Frankie Go Boom”, de 2012). Com Vera Farmiga e Jacob Tremblay, o ator de nove anos que foi sensação internacional por sua atuação em "O Quarto de Jack". Na trama, um garoto (vivido por Tremblay, que impressionou o diretor em sua audição) que, aos nove anos, tem uma epifania existencial e acredita ser um pastor de cabras da Mongólia. Acredita que acabou nascendo em um lugar errado. Junto com um ambicioso e jovem cineasta, o jovem leva sua família para o país em uma jornada para achar o seu lugar no mundo.