Correio do Povo | Notícias | Estreias e negócios marcam final do Tiff 2016

Porto Alegre

29ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 13 de Novembro de 2018

  • 16/09/2016
  • 16:38
  • Atualização: 16:58

Estreias e negócios marcam final do Tiff 2016

Festival Internacional de Cinema de Toronto termina neste domingo

"The Exception”, dirigido por David Lelveaux, foi um dos destaques do festival | Foto: Dominik Magdziak / AFP / CP

  • Comentários
  • Marcos Santuário

No domingo, chega ao fim mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), quando “A Chegada”, do canadense Dennis Villeneuve, e o filme que levou o Grande Prêmio do Júri em Cannes 2016, “It’s Only The End Of The World”, de Xavier Dolan, forem exibidos e forem conhecidos os vencedores dos prêmios do Público e da Crítica, os principais a serem entregues na competição. Será o momento final de dez dias de centenas de exibições, encontros, debates e negociações, neste que é um dos principais polos da indústria criativa do cinema mundial.

Em 2016, o Tiff reuniu representantes de vários países nas dependências do Hyatt Hotel, e em outros locais menos centralizados, para negociar produções que saem de Toronto para as mais variadas telas do mundo. Os filmes continuam encantando público e crítica, pelos espaços de projeção da cidade que respira cinema desde o último dia 8. Já passaram por aqui os principais astros e realizadores dos quatro cantos do planeta, mostrando seus mais recentes trabalhos, e alguns daqueles que estarão disputando as estatuetas do Oscar, no início de 2017, nos EUA.

Um dos destaques destes últimos momentos é “The Exception”, dirigido por David Lelveaux, e com um elenco “de peso” formado por Lily James, Christopher Plummer e Jai Courtney. Apostando no suspense e na espionagem, a produção entre EUA e Alemanha coloca na tela um agente da resistência holandesa na Segunda Guerra Mundial que trabalha disfarçado para Winston Churchill para infiltrar um companheiro na casa de Hitler. Em meio à trama, a suavidade vem com um perigoso romance que se estabelece entre um oficial alemão e uma jovem holandesa judaica. O pano de fundo é o avanço nazista em busca da eliminação de agentes e de expansão de poder.

A equipe do filme acompanhou, no Tiff, a exibição de Gala, aplaudida e comentada pela imprensa mundial. Mas, até o domingo, há várias sessões de filmes já exibidos em outros dias, mas que ainda irão levar milhares de espectadores às dezenas de salas de exibição.