Correio do Povo | Notícias | "Estrelas Além do Tempo" é o grande vencedor do SAG Awards

Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 18 de Novembro de 2018

  • 30/01/2017
  • 12:29
  • Atualização: 13:19

"Estrelas Além do Tempo" é o grande vencedor do SAG Awards

Termômetro para o Oscar, premiação também destacou Denzel Washington e Emma Stone

"Estrelas Além do Tempo" é o grande vencedor do SAG Awards | Foto: Twentieth Century Fox / Divulgação / CP

  • Comentários
  • AFP

O filme "Estrelas Além do Tempo" venceu no domingo o prêmio de melhor elenco no Screen Actors Guild (SAG) Awards, considerado um termômetro do Oscar. Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monae, o filme venceu na categoria desempenho extraordinário de um elenco em um filme, a principal estatueta do SAG Awards.

O prêmio para o longa de Theodore Melfi, que narra a história das matemáticas afro-americanas que ajudaram a Nasa a levar os primeiros homens ao espaço, foi uma surpresa. Muitos apostavam na vitória de "Manchester à Beira-Mar", de Kenneth Lonergan. Os outros indicados na categoria eram "Moonlight", "Capitão Fantástico" e "Um Limite Entre Nós".

Denzel Washington, de "Um Limite Entre Nós", desbancou Casey Affleck, protagonista de "Manchester", e levou o prêmio de melhor ator. Washington, 62 anos, que já venceu dois Oscars, superou ainda Andrew Garfield ("Até o Último Homem"), Viggo Mortensen ("Capitão Fantástico") e Ryan Gosling ("La La Land"). Na categoria melhor atriz, Emma Stone ("La La Land") foi a vencedora.

Os prêmios de coadjuvantes foram atribuídos a Mahershala Ali por "Moonlight" e Viola Davis por "Um Limite Entre Nós". Ali, 42 anos, conhecido pela série "House of Cards", fez um discurso emocionado sobre a necessidade de apoiar os marginalizados.

"Acredito que o que aprendi trabalhando em 'Moonlight' é que vemos o que acontece quando perseguimos as pessoas: elas se voltam para si mesmas", disse Ali, um muçulmano filho de uma cristã, sem conter as lágrimas. Nas categorias de televisão, "The Crown" levou dois prêmios: melhor atriz e ator de série dramática, para Claire Foy e John Lithgow.

"Stranger Things" e "Orange is the New Black" venceram nas categorias de melhor elenco, de série dramática e de comédia, respectivamente. Nas categorias de interpretação de comédia, os vencedores foram Julia Louis-Dreyfus ("Veep") e William H. Macy ("Shameless").

Bryan Cranston levou o prêmio de melhor ator em filme ou minissérie para TV por "All The Way", enquanto Sarah Paulson ("The People vs. O.J. Simpson") levou o prêmio de interpretação feminina. A premiação foi marcada por discursos contra o decreto do presidente Donald Trump que suspende temporariamente a entrada nos Estados Unidos de refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

Ao longo dessas mais de duas décadas, não apenas o SAG Awards, mas também os prêmios dos demais sindicatos acabaram por substituir o Globo de Ouro, da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, como indicativos do Oscar.

Confira a lista com os vencedores:

Melhor Elenco em Filme: "Estrelas Além do Tempo"

Melhor Ator: Denzel Washington, por "Um Limite Entre Nós"

Melhor Atriz: Emma Stone, por "La La Land"

Melhor Performance por Ator Coadjuvante: Mahershala Ali, por "Moonlight"

Melhor Performance por Atriz Coadjuvante: Viola Davis, por "Um Limite Entre Nós"

Melhor Elenco em Série Dramática: "Stranger Things"

Melhor Elenco em Série de Comédia: "Orange is the New Black"

Melhor Atriz em Série Dramática: Claire Foy, por "The Crown"

Melhor Ator em Série Dramática: John Lithgow, por "The Crown"

Melhor Ator em Série de Comédia: William H. Macy, por "Shameless"

Melhor Atriz em Série de Comédia: Julia Louis Dreyfus, por "Veep"

Melhor Ator em Minissérie ou Filme para a TV: Bryan Cranston, por "All the Way"

Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para a TV: Sarah Paulson, por "The People v. O.J. Simpson: American Crime Story"