Porto Alegre

10ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Julho de 2017

  • 19/06/2017
  • 13:44
  • Atualização: 14:06

Documentário aborda a vivência de refugiados e migrantes em Porto Alegre

"Quem vem de lá" terá sessão gratuita no Cinebancários nesta segunda

Número de refugiados ao redor do mundo chegou a 65,6 milhões no final de 2016 | Foto: Jay Deshmukh / AFP / CP

Número de refugiados ao redor do mundo chegou a 65,6 milhões no final de 2016 | Foto: Jay Deshmukh / AFP / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O número de refugiados ao redor do mundo chegou a 65,6 milhões no final de 2016, o maior da história, segundo relatório divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). A partir das 19h30min desta segunda-feira, véspera do dia Mundial do Migrante e Refugiado,a agência Anú - Lab. de Jornalismo Social lança o documentário "Quem vem de lá", que aborda as vivências de migrantes e refugiados que vivem na cidade de Porto Alegre e região. O lançamento ocorrerá no Cinebancários (Gen. Câmara, 424).

“Quem vem de lá” conta a história de fugas, desastres, guerras e lutas. Assim estão marcadas muitas das vidas de pessoas que vêm buscar refúgio em solo brasileiro. Porém, ali estão mais do que marcas como estas. Tais narrativas não são só de dor: são de humanidade. São de famílias, paixões, laços, saudades, derrotas e vitórias. Principalmente, de recomeços. Para compreendê-las, acreditamos que é necessário ir muito mais além do estigma de uma palavra, seja ela qual for: refugiadas, estrangeiras, deslocadas.

Haitianas, colombianas, afegãs. Como é viver aqui? Por quê saíram de seu lugar? O quê é que a esperança lhe diz sobre seus futuros? Pedimos que nos contassem um pouco de suas vidas para que elas possam, também, fazer parte da nossa. Da vida da cidade, do país, de nosso povo. Que deixem de ser somente aquelas e façam parte do nós.

Além da estreia, também será exibido o primeiro mini-doc do projeto, "Essas Mulheres que não envelhecem", com a temática sobre a vida de mulheres trans e travestis. A atividade será encerrada com um bate-papo com Nabila Khazizadah, do Afeganistão e Omar Mourid, do Senegal, ambos entrevistados em "Quem vem de lá", e Aline Passuelo de Oliveira, socióloga colaboradora do GAIRE/SAJU/UFRGS, ex-assessora da ACNUR e professora da UCS.