Porto Alegre

29ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

  • 14/09/2017
  • 13:23
  • Atualização: 13:28

Matt Damon encolhe em obra de Alexander Payne

Ficção científica "Downsizing" tem ainda Kristen Wiig, Christoph Waltz e Hong Chau no elenco

Salas lotadas em Toronto garantem ao filme um primeiro olhar sobre o trabalho de Payne e sua equipe | Foto: George Pimentel / WireImage / TIFF / Divulgação / CP

Salas lotadas em Toronto garantem ao filme um primeiro olhar sobre o trabalho de Payne e sua equipe | Foto: George Pimentel / WireImage / TIFF / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Marcos Santuario

Nesta 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), Matt Damon não aparece somente como o marido/cidadão encurralado na busca do sonho americano em "Suburbicon", de George Clooney. O rosto conhecido da saga "Bourne" pode ser visto aqui no Tiff na nova produção de Alexander Payne, "Downsizing".

Ao lado de Kristen Wiig, Christoph Waltz e Hong Chau, Damon vive a ficção cientifica e social imaginada por Payne, em um mundo em que o excesso de população leva um grupo de cientistas a buscar uma solução para este problema global. E encontram: encolhem os seres humanos, aumentando, assim, o espaço disponível no planeta e diminuindo o consumo de recursos naturais.

O que em alguns momentos soa gracioso e pueril logo se converte em critica social e comportamental, expondo individualismos, egoísmos e hedonismos arraigados na vida cotidiana. Um toque de esperança ganha a trama em determinado momento, levando o final para um desenlace menos contundente do que poderia.

Salas lotadas aqui em Toronto garantem ao filme um primeiro olhar sobre o trabalho de Payne e sua equipe, focada em levantar questões que transcendem o universo cinematográfico e caem no processo diário das preocupações humanas pela sobrevivência, como individuos e como espécie. Não tão profundo a ponto de afogar-nos filosoficamente e nem tão superficial para ser consumido somente com pipoca. E Matt Damon, que já passou por aqui rumo a sua aventura em "Marte", agora encara uma busca pessoal na qual a diminuição de seu tamanho só aumenta sua procura de respostas, em uma vida comum.