Correio do Povo | Notícias | Petição para tirar Matt Damon de "Oito Mulheres e Um Segredo" ganha força

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

  • 22/12/2017
  • 13:28
  • Atualização: 14:17

Petição para tirar Matt Damon de "Oito Mulheres e Um Segredo" ganha força

Abaixo-assinado está perto de alcançar meta de 19 mil assinaturas

Petição para tirar Matt Damon de

Petição para tirar Matt Damon de "Oito Mulheres e Um Segredo" ganha força | Foto: Anthony Harvey / Divulgação / CP

  • Comentários
  • AFP

Em meio às denúncias de agressões sexuais e machismo no mundo do cinema, uma petição online quer tirar o ator americano Matt Damon, ganhador do Oscar, do filme "Oito Mulheres e Um Segredo". O abaixo-assinado que circula nas redes sociais está perto de alcançar sua meta de 19.000 assinaturas, já tendo ultrapassado as 18.900.

Os críticos dizem que sua inclusão no filme seria particularmente decepcionante, já que a película seria um tipo de versão feminina da popular franquia de "Onze homens e um segredo", e contará com as atuações de Cate Blanchett, Sandra Bullock, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter. A petição solicita aos produtores do filme, George Clooney e Steven Soderbergh, "a retirada da breve aparição de Damon em 'Oito Mulheres e Um Segredo'".

Também denuncia que Damon "permitiu" a conduta de Harvey Weinstein ao tentar boicotar uma matéria do jornal New York Times de 2004 que detalhava instâncias em que o magnata de Hollywood usava seu status de poderoso executivo do cinema para abusar e agredir sexualmente mulheres. O ator negou ter tentado enterrar a história e disse que não tinha ideia das denúncias contra Weinstein, que o ajudou a alçá-lo à fama.

Damon também é atacado porque na semana passada disse à ABC News que havia um "espectro de conduta" e uma "diferença entre passar a mão na bunda de alguém e um estupro ou abuso infantil". Seu amigo de longa data Ben Affleck, com quem compartilhou um Oscar de melhor roteiro por "Gênio Indomável" ("Good Will Hunting", 1997) e o irmão de Affleck, o ator Casey Affleck, também foram acusados publicamente de conduta sexual inapropriada em meses recentes.

"Oito Mulheres e Um Segredo" estreará nos EUA em junho de 2018. O filme conta a história de uma tentativa de roubo durante a cerimônia anual do Metropolitan de Nova Iorque.