Correio do Povo | Notícias | Festival de cinema Fantaspoa inicia nesta quinta em Porto Alegre

Porto Alegre

12ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 21 de Maio de 2018

  • 16/05/2018
  • 15:38
  • Atualização: 16:55

Festival de cinema Fantaspoa inicia nesta quinta em Porto Alegre

Evento vai apresentar mais de 100 filmes e diversas atividades até o dia 3 de junho

Cinemateca Capitólio Petrobras receberá sessões do festival | Foto: Ricardo Giusti / PMPA / Divulgação / CP memória

Cinemateca Capitólio Petrobras receberá sessões do festival | Foto: Ricardo Giusti / PMPA / Divulgação / CP memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

Começa nesta quinta-feira e vai até o dia 3 de junho, a nova edição do Fantaspoa em Porto Alegre, festival de cinema que tem o objetivo de investir no desenvolvimento do cinema latino-americano. Neste ano, progamação contará com mais de 100 sessões, que serão dividas em dois locais: Cinemateca Capitólio Petrobras (R. Demétrio Ribeiro, 1085) e na Sala Redenção - Cinema Universitário (Av. Paulo Gama, 110). A programação completa pode ser conferida no site.

Em 18 dias, o Fantaspoa irá apresentar 106 filmes, entre longas e curtas-metragens, de 32 países. Entre as mais de 100 sessões, 33 vão ter a presença de diretores, produtores, atores ou roteristas para debates. Além disso, o festival também irá manter o compromisso de trazer filmes que o público dificilmente encontraria em distribuição nacional, disponilibizando 52 longas que serão exibidos pela primeira vez no Brasil. Para a bertura, o Fantaspoa terá a premiere mundial de de “A Mata Negra”, quinto longa de Rodrigo Aragão. E a primeira exibição mundial de “Pedra da Serpente”, primeiro longa-metragem de Fernando Sanches, marcará o encerramento desta edição.

O Fantaspoa também irá realizar atividades gratuitas para alunos da rede pública, como sessões e oficinas para ensinar a fazer filmes usando ferramentas acessíveis. Para o público geral, serão oferecidas nove atividades de formação que abordarão áreas importantes de produções audiovisuais, ministradas por profissionais experientes com carreira consolidada na indústria cinematográfica. Mais informações, como datas e valores, podem ser conferidas no site do evento. 

Neste edição, o festival conta também com grandes novidades. Entre elas, o "FantasMercado", evento de mercado dedicado a conectar projetos e realizadores com potenciais parceiros de produção. Com a presença de mais de 20 produtores e diretores da Argentina, Brasil, Chile e Peru, a iniciativa tem como objetivo o fomento à produção audiovisual, estimulando que diversos projetos se tornem filmes.

Outra novidade do festival é o "Madrugadão Fantaspoa", que ocupará a Cinemateca Capitólio Petrobras na madrugada do dia 26 e 27 de maio. Serão exibidos três longas e dois curtas-metragens inéditos na capital e, nos intervalos, o público poderá se servir de chope e comidas, num ambiente embalado por DJs.