Correio do Povo | Notícias | Brasil é premiado no Festival Cinema de Cartagena 2018

Porto Alegre

11ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 20 de Junho de 2018

  • 06/03/2018
  • 10:00
  • Atualização: 10:16

Brasil é premiado no Festival Cinema de Cartagena 2018

Filme "Bixa Travesty" ganhou prêmio de Melhor Diretor em Documentário

Depois de ser Premiado no festival de Berlim, filme de Claudia Priscilla e Kiko Goifman leva prêmio de Melhor Direção, em Cartagena | Foto: Divulgação / CP

Depois de ser Premiado no festival de Berlim, filme de Claudia Priscilla e Kiko Goifman leva prêmio de Melhor Direção, em Cartagena | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Marcos Santuario

Depois de exibir 33 longas e 32 curtas metragens, desde o último dia 28 de fevereiro, o Festival de Cinema de Cartagena (Ficci) premiou na noite desta segunda seus vencedores. Em sua edição número 58, o Ficci concedeu ontem o prêmio de Melhor Diretor em Documentário aos realizadores brasileiros Claudia Priscilla e Kiko Goifman, pelo filme “Bixa Travesty”. Premiado Neón festival de Berlim deste ano, o filme foca na MC transexual negra Linn da Quebrada. O país esteve representado, ainda, pelo longa “As Boas Maneiras”, de Marco Dutra e Juliana Rojas, além de curtas metragens em competição e uma mostra retrospectiva da filmografia de Glauber Rocha, com a exibição de seus principais filmes.

O prêmio de Melhor Filme em longa ficção ficou com “Cocote”, do diretor Carlo de los Santos Arias, da República Dominicana. Já o realizador Marcelo Martinessi, do filme paraguaio “Las Herederas”, recebeu o troféu India Catalina, a estátua com a qual o Festival reconhece aos seus vencedores, como Melhor Diretor em Ficção. Nesta edição do Festival de Cartagena, o júri de Ficção foi formado pela diretora espanhola Mercedes Moncada Rodríguez, o produtor e diretor alemão Frieder Schlaich e o produtor norte americano Jim Stark.

Destaque ainda para as presenças de artistas como Tilda Swinton, atriz de origem escocesa de filmes como “As Crônicas de Narnia” e “ Curioso caso de Benjamín Button”; o ator norte-americano Owen Wilson, o homem de papéis cômicos e dramáticos de Hollywood; a atriz espanhola Maribel Verdú; e o diretor francês Bruno Dumont.

Lista completa de vencedores

Competição Novos Realizadores:

“Rekonstrukcj, de Jerónimo Atehortúa

Curtas metragens

Mejor curta: “Flores”, de Jorge Jacome

Menção Especial do Júri: “Faröpes Baldios”, de Marta Mateus

Competição Oficial Gemas

“The Season of the Devil”, de director Lav Diaz

Competição oficial cine colombiano

Melhor Diretor: Simon(è) Jaikiriuma Paetau y Thais Guisasola por “O Sussurro do Jaguar”

Melhor Filme: “Amanhecer”, de Carmen Torres

Competição oficial Documentário

Melhor Diretor: Claudia Priscilla y Kiko Goifman por “Bixa Travesti”

Melhor Documentário: “Nosotros las Piedras”, de Álvaro Torres Crespo

Premio Fipresci

“Las Herederas”, de Marcelo Martiness

Prêmio do público

“Matar a Jesús”, de Laura Mora