Correio do Povo | Notícias | Gramado registra grande movimento para o 46º Festival de Cinema

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

  • 17/08/2018
  • 16:50
  • Atualização: 15:30

Gramado registra grande movimento para o 46º Festival de Cinema

Organização estima 150 mil pessoas até o fim do evento

Rua Coberta é um dos pontos mais movimentados em Gramado durante Festival de Cinema | Foto: Lou Cardoso / Especial / CP

Rua Coberta é um dos pontos mais movimentados em Gramado durante Festival de Cinema | Foto: Lou Cardoso / Especial / CP

  • Comentários
  • Lou Cardoso

Gramado já respira o ar cinéfilo da 46º edição do Festival de Cinema nesta sexta-feira. A grande movimentação nas ruas de Gramado já era perceptível desde o início da tarde. A avenida Borges de Medeiros já recebia diversos pessoas visitando lojas, tirando selfies com o Kikito de Ouro e aproveitando o tempo ensolarado para comer na rua Coberta, onde diversos artistas devem desfilar antes de apresentarem seus filmes no Palácio dos Festivais.

Segundo a organização do evento, a expectativa é que 150 mil pessoas passem pelo município durante o Festival, tendo em média 15 mil de turistas por dia.  Com quatro mostras competitivas – longas brasileiros e estrangeiros e curtas brasileiros e gaúchos - o evento terá 48 produções audiovisuais exibidas no Palácio dos Festivais até o dia 25.

Hospedagem 

Conforme o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (SindTur), Fernando Boscardin, o Festival de Cinema é, historicamente, o evento que mais destaca o município devido à importância dos seus 46 anos ininterruptos. Segundo ele, Gramado possui 200 pontos de hospedagens oficiais, e a taxa de ocupação nos hotéis chega a 95% no sábado e domingo e diminui para quase 60% durante a semana. "Apesar da própria cultura não ser algo que todo mundo procura, o Festival é importante para nós, pois é um evento fantástico. Consideramos o Festival a nossa cereja do bolo", declarou.

Para Boscardin, o evento atrai diversos públicos, entre os que chegam a Gramado para participar de festas, cineastas, artistas e imprensa que trabalham no Festival e os próprios fãs de cinema. "O Festival não atrai um público muito grande, mas as festas em torno do evento sim. Os que gostam de cinema usam o festival como pretexto para conhecer os artistas, ver o glamour", destacou.